Compra PcD: Jeep Compass Sport ou Toyota Corolla Cross XR?
Analisamos preços, economia de combustível, itens de série e desvalorização. Confira qual SUV se destaca na relação custo-benefício
César Tizo - dezembro 23, 2024
Na sua opinião, considerando o custo anual com o carro, a depreciação e o conforto ao dirigir, tanto no dia a dia quanto em viagens, qual seria a melhor escolha? Jeep Compass Sport por R$ 149.990,00 ou Toyota Corolla Cross XR por R$ 129.126,52? Ambos os valores já incluem isenção de IPI e bônus de fábrica para PcD – pergunta enviada por Adilson
Adilson, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Para alcançarmos uma conclusão sobre o cenário proposto por você, é necessário ponderarmos diversos aspectos do Jeep Compass Sport e do Toyota Corolla Cross XR, sendo o representante japonês em seu catálogo destinado a vendas diretas.
Mesmo mais barato, é interessante salientar que o Toyota contempla em sua lista de itens de série alguns importantes assistentes de condução ausentes no Jeep, tais como o alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, farol alto automático, assistente de permanência em faixa e controle adaptativo de velocidade de cruzeiro. O Corolla Cross XR é equipado ainda com 7 airbags, enquanto o Compass Sport oferece 6 bolsas infláveis de série.
O Toyota também sai de fábrica com central multimídia e câmera de ré, tal como o Jeep, porém fica devendo o sensor de estacionamento e o sistema de chave presencial, ambos de fábrica no Compass Sport. Logo, é inegável que a lista de recursos do Corolla Cross XR é bem mais sofisticada em razão da presença de itens avançados de tecnologia.
Propulsão
Em termos de conforto a bordo e comportamento dinâmico, tanto o Corolla Cross XR quanto o Compass Sport oferecem rodar equivalente, priorizando a suavidade nas respostas. O Jeep, por contar com suspensão independente nas quatro rodas, tem uma ligeira vantagem nesse quesito, mostrando uma capacidade superior também para a absorção de irregularidades no piso.
Sobre o conjunto propulsor, o Compass Sport é beneficiado pelo alto nível de potência (185 cv) e torque (27,5 kgfm) do seu motor 1.3 turbo com injeção direta, o que o torna um SUV mais veloz em relação ao Toyota. Mas o Corolla Cross XR tem como trunfo o equilíbrio do propulsor 2.0 flex associado ao câmbio automático CVT, bem como sua estrutura mais leve em relação ao Jeep.
Alcançando até 175 cv e 20,8 kgfm de torque, o Corolla Cross XR oferece consumo muito melhor, com médias oficiais de 11,6 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada com gasolina, contra 10,1 e 12 km/l, respectivamente, do Compass Sport.
Logo, já pensando no custo de propriedade, certamente um automóvel mais econômico, como é o caso do Toyota, vai ajudar a evitar gastos superiores com combustível.
Conclusão
Partindo para o tema da desvalorização, até por conta da força da marca em nosso mercado, o Corolla Cross XR tende a oferecer uma depreciação bem menor em relação ao Compass Sport. O único ponto de ressalva é que, no segmento onde os dois produtos atuam, o fato do Corolla Cross XR ficar devendo alguns itens de estilo e comodidade, entre eles a chave presencial e o revestimento interno de couro, pode lhe custar alguns pontos em liquidez, portanto é algo que você deve ponderar.
Mas, como foi possível constatar até o momento, é inegável que o Toyota Corolla Cross XR é um veículo que, além de mais acessível já considerando os descontos e incentivos para a compra PcD, ele ainda se mostra um automóvel com mais recursos avançados de tecnologia e mecânica mais equilibrada do ponto de vista da eficiência. Logo, o Corolla Cross XR é a escolha mais sensata nessa análise.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok