Infraestrutura de recarga cresce no Brasil e atrai investimentos
Empresa anuncia plano para instalar 1.000 eletropostos ultra rápidos até o fim de 2025 na região da capital paulista
César Tizo - janeiro 8, 2025
O mercado de veículos eletrificados no Brasil segue em expansão acelerada. Para atender aos consumidores de automóveis elétricos ou híbridos plug-in, algumas empresas já desenvolvem planos para atrair investidores e aprimorar a infraestrutura de recarga em algumas regiões.
Segundo pesquisa da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), entre janeiro e agosto de 2023 o número de eletropostos públicos no país cresceu 28%, passando de 2.955 para 3.800 pontos. O aumento reflete o avanço da participação dos veículos eletrificados no mercado nacional e a crescente aceitação dessa tecnologia.
Aposta em eletropostos
Uma das empresas que está de olho nessa tendência é a Kinsol. Atuante no setor de energia, a companhia anunciou um ambicioso plano de expansão. Até o fim de 2025, a companhia pretende instalar 1.000 eletropostos “ultra rápidos” na cidade de São Paulo e na região metropolitana, com investimento total de R$ 150 milhões.
Esses pontos de recarga foram projetados para oferecer eficiência, permitindo a recarga completa de um veículo elétrico em apenas 20 a 40 minutos. Todos os serviços serão cobrados, garantindo a viabilidade financeira do projeto, detalham os responsáveis pela iniciativa.
Buscando investidores
O projeto da Kinsol será financiado com apoio de investidores, que podem obter retornos de 1% a 6% sobre o capital aplicado.
Segundo Mauricio Crivelin, CEO da empresa, o objetivo é ir além de ampliar a infraestrutura de recarga: “Buscamos não apenas proporcionar um avanço na infraestrutura de eletropostos, mas também oferecer uma oportunidade de investimento sustentável.”
Mercado promissor
A expansão dos eletropostos acompanha a evolução da frota de veículos eletrificados no Brasil. À medida que mais consumidores optam por carros puramente elétricos ou híbridos plug-in, a demanda por estações de recarga eficientes e bem localizadas deve crescer.
Volvo é uma das fabricantes que mais investe na difusão de eletropostos pelo Brasil