Vendas financiadas de veículos atingem maior marca em mais de uma década
Operações totalizaram 7,2 milhões de unidades no acumulado de 2024, com alta de 20,4% em relação ao ano anterior
César Tizo - janeiro 10, 2025
As vendas financiadas de veículos no Brasil somaram 7,2 milhões de unidades em 2024, registrando um crescimento de 20,4% em comparação com o ano anterior, conforme dados divulgados pela B3. Esse aumento representa um acréscimo de 1,22 milhão de unidades, considerando veículos novos e usados, incluindo automóveis leves, veículos pesados e motocicletas.
O desempenho de dezembro também foi destaque: com 614 mil unidades financiadas, o mês registrou o melhor resultado para o período desde 2014, quando alcançou 625 mil unidades. Em relação a dezembro de 2023, o avanço foi de 7,3%.
Desempenho por segmento
Entre os automóveis e comerciais leves, os financiamentos cresceram 19% no acumulado do ano, enquanto o segmento de veículos pesados registrou aumento de 13,8%. O setor de motocicletas liderou o avanço, com alta de 25% nas operações em 2024.
No último mês do ano, a performance positiva se manteve em todos os segmentos:
Automóveis e comerciais leves: alta de 5,5% em relação a dezembro de 2023;
Veículos pesados: incremento de 12,2%;
Motocicletas: crescimento de 12,4%.
Fatores que impulsionaram o mercado
Gustavo de Oliveira Ferro, gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado da B3, atribui o bom desempenho de 2024 a uma combinação de fatores econômicos. “O aquecimento das vendas no varejo, o bom desempenho do mercado de trabalho, o aumento na concessão de crédito – especialmente com garantia – e a estabilidade nos indicadores de inadimplência foram determinantes para a evolução do setor”, explicou.
O resultado de 2024 é o melhor desde 2011, quando foram registrados 7,7 milhões de veículos financiados no Brasil.
A B3 opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), principal base privada de cadastro das restrições financeiras de veículos no país. Os dados completos sobre os financiamentos de veículos em 2024 estão disponíveis no relatório publicado pela instituição.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok