Bajaj atinge marco de 10 mil motos produzidas no Brasil e projeta crescimento para 2025
Marca indiana celebra marco histórico em Manaus e planeja dobrar o volume em 2025 com foco na expansão de mercado
César Tizo - janeiro 17, 2025
A Bajaj do Brasil alcançou, recentemente, o volume acumulado de 10 mil motocicletas produzidas em sua fábrica localizada em Manaus (AM). A unidade, inaugurada em 25 de junho de 2024, é a primeira da marca fora da Índia e reafirma o compromisso da companhia indiana com o mercado brasileiro.
Produção e crescimento
A motocicleta de número 10 mil foi uma Dominar 400, modelo que tem sido o carro-chefe da marca desde sua chegada ao Brasil. Com capacidade para produzir 20 mil unidades anuais, a fábrica da Bajaj planeja atingir esse volume em 2025, o que permitirá dobrar os emplacamentos em relação aos 11.087 registrados em 2024.
Atualmente, a unidade opera no sistema CKD (Completely Knocked Down), realizando todas as etapas de produção, como montagem do motor, da motocicleta, controle de qualidade, embalagem e expedição. A planta emprega mais de 200 profissionais, entre funções diretas e indiretas, e há planos de ampliação da equipe ao longo de 2025.
Dos 10 mil veículos produzidos, foram contabilizadas 1.780 unidades da Dominar 160, 2.175 da Dominar 200, 1.560 da Dominar 250 e 4.485 da Dominar 400.
“Chegar às primeiras 10 mil motos produzidas em Manaus (AM), na primeira fábrica da marca fora da Índia, é um grande marco para a história da Bajaj do Brasil e da Bajaj Auto Limited. Desde a nossa chegada ao Brasil, sempre tivemos como meta a produção local e ver esse objetivo concretizado, com um volume crescente e entregando motocicletas com o alto padrão de qualidade global da Bajaj, é uma grande conquista para todo o nosso time”, afirmou Waldyr Ferreira, Managing Director da Bajaj do Brasil.
Rede de concessionárias
Desde o início de suas operações no Brasil, em dezembro de 2022, a Bajaj triplicou sua rede de concessionárias, passando de 10 para 31 pontos de venda em 2024. Entre as cidades atendidas, destacam-se São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Salvador (BA), entre outras.
Para o primeiro trimestre de 2025, a marca prevê inaugurações em Juiz de Fora (MG), Feira de Santana (BA), João Pessoa (PB) e um novo endereço em São Paulo (SP). A expansão é parte do plano da empresa para consolidar sua presença no mercado nacional e fortalecer suas vendas.
Planos de crescimento
A Bajaj alcançou um crescimento expressivo em 2024, com mais de 11 mil motocicletas emplacadas, representando um aumento de 180% em relação ao ano anterior. No total, desde sua chegada ao Brasil, a marca emplacou mais de 15 mil unidades, consolidando-se como um player relevante no mercado brasileiro.
Com a meta de atingir a capacidade plena de produção em 2025 e ampliar sua rede de distribuição, a Bajaj busca consolidar sua posição como uma das marcas de motocicletas mais importantes no país. A planta de Manaus desempenhará papel estratégico nesse processo, garantindo não apenas o aumento de volume, mas também a manutenção dos padrões globais de qualidade da companhia.