Jeep Compass seminovo ou um CAOA Chery Tiggo 5x 0 km?
Leitor está em dúvida entre os dois modelos e pediu a ajuda do Guru dos Carros
grano - junho 3, 2019
Olá César, sou fã de sua coluna e a vejo diariamente. O que aconselha, CAOA Chery Tiggo 5 x TXS ou Jeep Compass Longitude 2018 semi novo? – pergunta enviada por Eduardo
Eduardo obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros! Desde já agradeço por acompanhar o trabalho desenvolvido aqui, conto sempre com sua participação!
Sua dúvida é muito interessante uma vez que envolve um carro consolidado no mercado e de extremo sucesso como é o caso do Jeep Compass com um estreante entre os SUVs compactos, no caso o CAOA Chery Tiggo 5x.
Colocando ”paixões” de lado e partindo para uma análise objetiva entre os dois modelos, é inegável que o estreante da CAOA Chery chega ao mercado com um conjunto mais interessante.
Precisando se firmar no mercado, a CAOA Chery busca entregar um custo-benefício competitivo para o Tiggo 5x e consegue claramente atingir esse objetivo na versão topo de linha TXS. De fábrica ela conta com diferenciais como o teto solar panorâmico, 6 airbags, regulagem elétrica para o banco do motorista, rodas de liga leve aro 18”, revestimento interno de couro, entre outros atributos que não são encontrados no Compass 2.0 flex intermediário.
Por pertencer a um segmento superior em porte, o Compass entrega um porta-malas ligeiramente maior (410 litros contra 340 litros do Tiggo 5x), porém em termos de espaço interno não é exagero dizer que os dois SUVs são bem equivalentes. O Tiggo 5x, por exemplo, conta com entre-eixos de 2,63 m, portanto empata nessa dimensão com o Compass. Além disso, não há do que reclamar de falta de capricho ou esmero na construção e acabamento da cabine do Tiggo 5x, que em nada lembra os primeiros carros chineses, deixando claro que os projetos oriundos da potência asiática evoluíram consideravelmente.
Um ponto onde o Tiggo 5x se sobressai ao Compass 2.0 flex reside justamente na parte mecânica. Os dois SUVs contam com suspensão independente nas 4 rodas (sendo que o Tiggo 5x oferece layout multibraço nas rodas traseiras), mas o grande ponto fraco do Compass intermediário reside no elevado consumo de combustível. Segundo dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, o Compass 2.0 flex com seu câmbio automático de 6 marchas entrega parciais de até 8,8 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada com gasolina, já considerando uma unidade com start-stop. O Tiggo 5x, por sua vez, conta com um motor 1.5 turbo e transmissão de dupla embreagem para alcançar médias de 9,8 e 11,7 km/l, respectivamente, com o mesmo combustível. Os números de consumo do Tiggo 5x podem não ser os melhores da categoria quando comparados com outros SUVs de mesmo porte, mas ele ao menos oferece respostas ao volante mais dinâmicas em relação ao Compass flex.
Claro que, do ponto de vista comercial, ao optar pelo Compass seminovo você tem a vantagem de já adquirir um carro com o valor reajustado após a primeira depreciação anual, que tende a ser maior. Além disso, no mercado de usados, o Compass é um carro de alta liquidez graças à boa aceitação que conquistou junto ao público. O Tiggo 5x, por sua vez, ainda precisa se firmar no mercado como uma boa alternativa aos modelos de marcas instaladas há mais tempo no mercado, algo que leva tempo, mas certamente ocorrerá no médio prazo.
Logo, Eduardo, tudo é uma questão de perspectiva. Se você tem um perfil de trocar de carro com uma frequência maior e vai ficar pouco tempo com seu próximo SUV, talvez seja melhor optar pelo Compass pensando em especial na revenda.
Tomando como base o conjunto como um todo, custo-benefício e a relação com o carro, o Tiggo 5x é um produto mais completo e interessante. Se você tem a perspectiva de passar mais tempo com o carro, ele é uma boa pedida.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok