Abeifa registra crescimento expressivo em 2024 e destaca desafios para o futuro
Associação anota alta de 141,1% nas vendas anuais e aponta impacto de mudanças tributárias no setor de veículos eletrificados
César Tizo - janeiro 21, 2025
As marcas filiadas à Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores – fecharam 2024 com resultados positivos, mesmo diante de desafios econômicos e tributários. Com 104.729 unidades emplacadas no acumulado do ano, incluindo importados e produção local, a entidade registrou um crescimento expressivo de 141,1% em comparação às 43.431 unidades comercializadas em 2023.
O segmento de veículos eletrificados foi destaque, respondendo por 53,2% das 178.430 unidades emplacadas no mercado total entre janeiro e dezembro. No último mês de 2024, as associadas licenciaram 12.479 unidades, representando 5,1% do mercado total de automóveis e comerciais leves.
Apesar do desempenho positivo, o setor enfrentou obstáculos como a elevação das alíquotas de importação para veículos elétricos, plug-in e híbridos, que passaram a ser, respectivamente, de 18%, 20% e 25% a partir de julho de 2024. O câmbio desfavorável também pressionou os custos, com o dólar superando R$ 6 no fim de novembro.
Marcelo Godoy, presidente da Abeifa, destacou que, apesar dessas dificuldades, seis das dez marcas filiadas à associação alcançaram crescimento significativo, com 103.091 unidades importadas comercializadas no ano. “A presença de veículos importados, com tecnologias de ponta, beneficia os consumidores e incentiva os fabricantes locais a atualizarem seus produtos“, afirmou Godoy.
Sobre o futuro do setor, o presidente da Abeifa apontou incertezas devido às políticas alfandegárias, mas demonstrou otimismo. “Podemos prever um crescimento de 5% em 2025, sustentado pelo aumento de novos produtos com tecnologias avançadas. Contudo, reforçamos nosso desagravo em relação à suspensão de incentivos para veículos eletrificados, fundamentais para a descarbonização do setor automotivo brasileiro“, concluiu.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok