SUVs médios para PcD: confira as melhores opções até R$ 200 mil
Leitor vai realizar a compra com isenção e deseja um modelo de médio porte; confira nossa análise completa para ele
César Tizo - janeiro 24, 2025
Olá, em maio de 2025 vou trocar de carro com isenção de IPI (PcD) e quero aproveitar para adquirir um SUV médio, já que corro o risco de talvez perder o benefício devido à Reforma Tributária. Gostaria da sua opinião sobre as quatro melhores opções considerando economia, confiabilidade da marca e segurança. OBS: pode considerar o valor até R$ 200 mil. Obrigado – pergunta enviada por Gelson
Gelson, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Considerando o desconto de 18% que a Toyota está oferecendo para o Corolla Cross 2026 em sua versão de entrada XR, o SUV médio desponta como a melhor opção para o consumidor PcD que deseja um modelo nessa categoria.
Com a bonificação da marca aliada à isenção do IPI, o Corolla Cross XR 2026 pode ser adquirido por cerca de R$ 129 mil, um valor altamente competitivo, sobretudo levando em conta os itens de série. O modelo vem equipado com 7 airbags, nova central multimídia com tela de 10 polegadas e o pacote Toyota Safety Sense, que inclui tecnologias como farol alto automático, alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, controle adaptativo de cruzeiro e assistente de permanência e centralização de faixa.
Além disso, o SUV conta com ar-condicionado automático digital, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, volante em couro com comandos integrados, retrovisores com rebatimento elétrico, faróis em LED, freio de estacionamento elétrico com Auto Hold, rodas de liga leve de 17 polegadas e sistema Isofix para cadeirinhas infantis.
No quesito mecânico, o eficiente motor 2.0 Dynamic Force combinado à transmissão automática CVT resulta em uma dupla eficiente, garantindo bom desempenho e consumo competitivo ao Corolla Cross XR, que alcança médias oficiais de 11,6 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada quando abastecido com gasolina. Um ponto a melhorar no SUV é a ausência de suspensão traseira independente, embora o modelo conte com freios a disco nas quatro rodas.
Como alternativa, o CAOA Chery Tiggo 7 Sport é outra pedida interessante, custando R$ 136.505 após a isenção do IPI. Ele se destaca pelo amplo espaço interno e o porta-malas de 525 litros, superando por uma boa margem o do Corolla Cross (440 litros). Apesar de não oferecer nenhum assistente avançado de condução, ao menos o Tiggo 7 Sport entrega os itens essenciais de conforto, segurança e conectividade, incluindo o acabamento interno premium.
Para completar as quatro opções que você solicita na pergunta, encontramos hoje no mercado o Jeep Compass Sport e o Mitsubishi Eclipse Cross Rush. No entanto, ambos oferecem um custo-benefício menos atrativo em relação ao Toyota e ao CAOA Chery.
O Compass Sport custa R$ 153.090 para consumidores PcD, enquanto o Eclipse Cross Rush tem preço final de R$ 158.028 após as isenções. Apesar de serem SUVs competentes, eles não trazem vantagens significativas em termos de conforto interno ou equipamentos que justifiquem a diferença de preço.
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