Jaecoo 7 vale a espera? Veja primeiras impressões do SUV no exterior
Modelo é um dos produtos já confirmados pela marca para o mercado brasileiro, onde chegará com propulsão híbrida plug-in
César Tizo - fevereiro 8, 2025
A invasão dos carros chineses ao mercado global segue forte, e um dos modelos mais recentes a expandir suas fronteiras é o Jaecoo 7. Criada pela Chery, uma das maiores fabricantes da China, a Jaecoo é uma marca-irmã da Omoda, que lançou o Omoda 5 internacionalmente no fim de 2024. Enquanto a Omoda foca em um público jovem e urbano, a Jaecoo busca conquistar espaço entre os SUVs premium com o 7, que oferece uma proposta mais orientada ao off-road.
O Jaecoo 7 será oferecido no Brasil, segundo antecipado pela marca, com motorização híbrida plug-in, ampliando sua abrangência no mercado. Os colegas da publicação inglesa Autocar tiveram a oportunidade de avaliar o SUV com este tipo de propulsão e compartilham, como você poderá conferir abaixo, suas impressões sobre a novidade. Na Europa, o modelo chinês terá concorrentes de peso, atuando na mesma categoria de modelos consagrados, tais como Kia Sportage, Hyundai Tucson, Volkswagen Tiguan e Ford Kuga.
Jaecoo 7
Motorização e versões
A opção a combustão do Jaecoo 7 na Europa conta com motor 1.6 turbo de quatro cilindros, câmbio automatizado de dupla embreagem com sete marchas e tração dianteira. Essa variante é comercializada na versão de entrada Deluxe, que já inclui um pacote generoso de itens de série.
Já a configuração híbrida plug-in (PHEV), chamada SHS (Super Hybrid System), combina um motor 1.5 turbo a gasolina com um propulsor elétrico, alimentado por uma bateria de 18,3 kWh. Essa versão é vendida apenas na configuração Luxury, trazendo um conjunto mecânico mais refinado e maior autonomia elétrica, podendo rodar até 92 km no modo 100% elétrico, de acordo com o padrão local.
Design e dimensões
Com 4.500 mm de comprimento, o Jaecoo 7 é um pouco menor que Sportage, Tucson e Tiguan, mas 100 mm maior que o Omoda 5, com quem compartilha a plataforma. Seu visual aposta em linhas robustas e um desenho mais quadrado, reforçando a proposta aventureira. A grade frontal é do tipo “cascata” e se destaca no segmento, enquanto a traseira exibe elementos reminiscentes do Range Rover Velar.
Interior e tecnologia
A cabine do Jaecoo 7 privilegia espaço e praticidade, oferecendo bons níveis de conforto para passageiros adultos no banco traseiro. No entanto, o porta-malas tem capacidade de 412 litros, ficando abaixo de rivais como o Tiguan eHybrid.
A versão PHEV Luxury se diferencia com materiais de acabamento superiores e um layout interno reformulado, incluindo uma central multimídia maior, de 14,8 polegadas, contra 13,2″ do modelo a combustão. O sistema é responsivo, mas pode ser excessivamente complexo devido ao grande número de menus e submenus. Em contrapartida, oferece Apple CarPlay e Android Auto sem fio.
Jaecoo 7
Desempenho e condução
As primeiras impressões ao volante indicam que o Jaecoo 7 prioriza conforto, mas não se destaca em refinamento dinâmico. O modelo PHEV se mostra mais equilibrado, com rodar silencioso e boas respostas em estradas, embora a tração possa se perder em arrancadas mais fortes. O motor 1.6 a gasolina, por outro lado, é menos refinado, com aceleração de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos e comportamento mais ruidoso em giros elevados.
A dirigibilidade revela uma suspensão macia demais, o que pode prejudicar o controle da carroceria em curvas e em pisos irregulares. Na versão a combustão, o comportamento dinâmico é ainda mais sensível, com rodar instável em superfícies rugosas.
Consumo e custos operacionais
Um dos pontos fortes do Jaecoo 7 é o custo-benefício. No Reino Unido, ele parte de 29.435 libras (cerca de R$ 185 mil) na versão a gasolina e 35 mil libras (cerca de R$ 220 mil) na opção PHEV, valores inferiores aos dos concorrentes diretos.
A recarga da versão híbrida, no entanto, pode ser um ponto negativo. Em um carregador de 40 kW, a carga de 30% a 80% leva cerca de 40 minutos, enquanto um Tiguan eHybrid, por exemplo, carrega uma bateria maior em apenas 26 minutos.
Jaecoo 7
Vale a espera?
O Jaecoo 7 chega como uma alternativa acessível dentro do segmento de SUVs de porte médio a grande, oferecendo uma boa autonomia elétrica na versão PHEV e um pacote de equipamentos competitivo.
Contudo, ao menos na Europa, onde enfrenta concorrentes mais refinados e sofisticados, o Jaecoo 7 terá de apelar para a racionalidade. Na conclusão dos ingleses, para quem busca um SUV espaçoso e com preço competitivo, o modelo chinês pode ser uma aposta interessante, entretanto a Autocar destaca que há opções mais equilibradas dentro da categoria.
Aqui no Brasil, os modelos da Omoda e Jaecoo contavam com previsão de estreia ainda para 2024, algo que, naturalmente não ocorreu. Até o momento, as duas marcas da Chery ainda não informaram quando seus produtos chegarão efetivamente ao mercado brasileiro ou como será estruturada sua rede de revendedores. A conferir.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok