Honda HR-V EXL ou um VW T-Cross Highline mais equipado?
Casal que gosta de viajar e necessita de melhor espaço interno está em busca do melhor SUV compacto
César Tizo - fevereiro 11, 2025
Boa tarde, César. Uma Volkswagen T-Cross Highline com ADAS, mas sem teto solar, ou uma Honda HR-V EXL? Qual sua opinião para um casal sem filhos, mas que gosta de viajar de carro e, às vezes, leva os pais idosos na viagem? – pergunta enviada por Caio
Caio, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Considerando os modelos citados, atualmente o Volkswagen T-Cross Highline com o pacote ADAS opcional tem preço sugerido de R$ 188.040. O Honda HR-V EXL, por sua vez, é tabelado em R$ 165.900 e já sai de fábrica com um bom conteúdo de assistência à condução, com destaque para o piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa e o farol alto automático.
Partindo da sua principal necessidade, Caio – um automóvel confortável para viagens, especialmente no espaço traseiro –, ambos os SUVs são competentes nesse quesito, mas os 2,65 m de entre-eixos do Volkswagen T-Cross lhe conferem uma vantagem.
O Honda HR-V, por sua vez, não tem uma cabine apertada, mas seu diferencial está na versatilidade, principalmente pelo prático sistema de rebatimento dos bancos, útil para acomodar objetos maiores. No entanto, quando o assunto é a área para bagagens, o T-Cross ainda oferece um porta-malas maior (373 litros contra 354 litros do HR-V).
Volkswagen T-Cross Highline
Desempenho e consumo
O conjunto mecânico também favorece o T-Cross Highline. Equipado com motor 1.4 TSI (turbo + injeção direta), o modelo alcança 150 cv e 25,5 kgfm de torque e conta com câmbio automático de 6 marchas. Com esse conjunto, o Volkswagen acelera de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos e registra médias de consumo de 11,7 km/l na cidade e 14 km/l na estrada com gasolina.
O Honda HR-V EXL, por outro lado, utiliza motor 1.5 flex aspirado com injeção direta, que gera 126 cv e 15,8 kgfm de torque. A diferença de potência e torque em relação ao Volkswagen é significativa, sobretudo ao considerarmos a força máxima entregue pelo propulsor do Honda, refletindo em um desempenho mais contido para o SUV japonês.
No consumo, o HR-V é ligeiramente mais econômico no uso urbano, com parcial de 12,7 km/l com gasolina. Portanto, não estamos falando de uma diferença tão grande assim a ponto de compensar o desempenho inferior. Na estrada, a média oficial do Honda fica em 13,9 km/l com o mesmo combustível.
Honda HR-V EXL
Conclusão
Portanto, Caio, apesar do preço mais elevado do T-Cross Highline (salvo eventuais promoções), o Volkswagen se destaca como uma escolha mais equilibrada, levando em conta o conjunto mecânico, as reações do SUV ao volante e, sobretudo, o espaço interno, que parece ser o fator decisivo nesta análise.
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