Ford adia nova geração da F-150 para 2028 e pode perder mercado para rivais
Fabricante estenderá produção do modelo atual por mais um ano; atraso pode beneficiar Chevrolet, Ram e Toyota
César Tizo - fevereiro 20, 2025
A Ford decidiu postergar o lançamento da nova geração da F-150 (projeto P736), prevista inicialmente para 2027, para pelo menos a metade de 2028. A informação foi revelada por fornecedores à publicação Crain’s Detroit Business, indicando que a marca estenderá a produção do modelo atual por mais um ano.
O motivo do adiamento ainda não foi esclarecido pela Ford, que não confirmou o novo cronograma. No entanto, a decisão pode abrir espaço para concorrentes como Chevrolet, GMC, Ram e Toyota ganharem participação de mercado, especialmente após a F-150 perder o posto de veículo mais vendido dos Estados Unidos após mais de 40 anos na liderança para o Toyota RAV4.
Acima a Ford F-150 atualmente à venda no Brasil
Além da F-150, a Ford também revisou o cronograma de outros lançamentos. O sucessor da picape elétrica F-150 Lightning, conhecido como Projeto T3, foi adiado para o segundo semestre de 2027, sob a justificativa de incorporar baterias mais acessíveis e novas tecnologias. Já os crossovers elétricos de três fileiras de assentos, que seriam lançados em 2025, foram postergados para 2027 antes de serem cancelados.
Por outro lado, a Ford confirmou para 2027 o lançamento de uma picape elétrica de porte médio, baseada em uma nova plataforma, possivelmente chamada de Ranger EV. O CEO da Ford, Jim Farley, também revelou que a empresa investirá em veículos elétricos com extensor de autonomia, que utilizam baterias menores e mais baratas, mas ainda podem rodar a maior parte do tempo no modo elétrico.