Qual carro escolher para trocar um Citroën C3 Picasso?
Leitor deseja modelo com características específicas, entre elas o assoalho traseiro plano, e pediu nossa ajuda
César Tizo - março 5, 2025
Atualmente, temos um Citroën C3 Picasso Exclusive 2013/2014 e gostaríamos de trocá-lo por um SUV ou minivan que tenha, simultaneamente, banco traseiro bipartido, túnel central traseiro baixo (se possível, reto) e ar-condicionado digital. Estou com dificuldade em encontrar um veículo que atenda a essas características. Damos preferência a modelos zero quilômetro, pois tememos que, em seminovos, possamos acabar adquirindo um carro recuperado da enchente de maio de 2024 no RS – pergunta enviada por Alexandre
Alexandre, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Há dois caminhos que podem atender às suas necessidades na troca do seu carro atual.
Entendo sua preocupação com os reflexos da enchente no mercado de usados, mas acredito que valha a pena considerar o Citroën C4 Picasso.
Esse modelo atende a todos os requisitos que você mencionou: oferece ar-condicionado automático digital, tem túnel central traseiro plano e conta não só com o banco traseiro bipartido, mas três assentos individuais na segunda fileira, garantindo ainda mais conforto aos passageiros.
É possível encontrar unidades do C4 Picasso 2019 (5 lugares) por cerca de R$ 95 mil. Caso precise de mais espaço, há a opção de 7 lugares, no caso o Grand C4 Picasso.
Gama C4 Picasso: opção a ser considerada
Além da cabine versátil, o modelo se destaca pelo bom acabamento, porta-malas espaçoso e conjunto mecânico eficiente, com motor 1.6 turbo com injeção direta e câmbio automático de 6 marchas.
Para minimizar riscos na compra do carro usado, a sugestão seria solicitar um laudo cautelar de uma empresa de confiança, verificando, inclusive, se o veículo apresenta danos estruturais. Além disso, é válida a possibilidade de levar o automóvel a um bom mecânico para verificar todo o conjunto motriz.
Detalhe do assoalho plano do C4 Picasso e os três assentos individuais traseiros
Opção 0 km
Infelizmente, um modelo com as mesmas características do C4 Picasso não está mais disponível entre os carros 0 km. No entanto, uma alternativa viável é outro modelo da Citroën: o C3 Aircross 7, fabricado em Porto Real (RJ).
A partir das unidades 2025, o SUV passou a oferecer ar-condicionado automático digital desde a versão Feel Pack Turbo 200, que está em promoção por R$ 120.290. Essa configuração inclui ainda central multimídia de 10″, câmera de ré, sensor de estacionamento e rodas de liga leve aro 16″.
O banco traseiro bipartido (na proporção 60/40) está presente, e embora o assoalho traseiro não seja totalmente plano, a saliência central é discreta e não compromete o conforto do terceiro ocupante.
Se você busca mais equipamentos, o C3 Aircross 7 Shine (R$ 124.290 em oferta) adiciona itens como revestimento interno de couro e rodas de liga leve aro 17″.
Outro veículo a ser considerado é o Chevrolet Spin 2025, que oferece ar-condicionado automático digital e banco traseiro bipartido a partir do catálogo LTZ.
Chevrolet Spin é um modelo que também pode atender às necessidades de nosso leitor
52votos
Article Rating
Inscrever-se
2 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Alexandre
1 hora atrás
Boa tarde César,
Muito obrigado pela resposta.
Já havia cogitado a hipótese do Air Cross, mas não havia observado que o de 7 lugares tem banco bipartido; salvo engano, o de 5 não tem.
O Basalt, pelo que vi em vídeos, não tem o banco traseiro bipartido; no mais, me agradei do carro, com a ciência de que tanto o Air Cross quanto o Basalt, são carros de acabamento simples, dentro da nova estratégia da Citroen, bem diferentes do C4 Picasso e outros modelos da marca que eram com acabamento mais refinado.
Fico feliz em ajudar, Alexandre! Obrigado pelo comentário com a correção sobre a presença do banco traseiro bipartido, que, de fato, é oferecido apenas no C3 Aircross 7 com três fileiras de assentos. Vou editar o conteúdo para esclarecer a questão. Aproveito também para acrescentar o Spin LTZ. Abraço!
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok
Boa tarde César,
Muito obrigado pela resposta.
Já havia cogitado a hipótese do Air Cross, mas não havia observado que o de 7 lugares tem banco bipartido; salvo engano, o de 5 não tem.
O Basalt, pelo que vi em vídeos, não tem o banco traseiro bipartido; no mais, me agradei do carro, com a ciência de que tanto o Air Cross quanto o Basalt, são carros de acabamento simples, dentro da nova estratégia da Citroen, bem diferentes do C4 Picasso e outros modelos da marca que eram com acabamento mais refinado.
Grato mesmo pela atenção e retorno.
Alexandre.
Fico feliz em ajudar, Alexandre! Obrigado pelo comentário com a correção sobre a presença do banco traseiro bipartido, que, de fato, é oferecido apenas no C3 Aircross 7 com três fileiras de assentos. Vou editar o conteúdo para esclarecer a questão. Aproveito também para acrescentar o Spin LTZ. Abraço!