Porsche pode lançar novo SUV a combustão ao lado do Macan EV e Cayenne
Marca avalia modelo independente com motor a combustão e híbrido, aproveitando sinergias com Audi
César Tizo - março 13, 2025
A Porsche está considerando expandir sua linha de SUVs com um novo modelo movido a combustão e opções híbridas, que poderá se juntar ao Macan EV e ao Cayenne até o fim da década. A informação foi revelada durante a conferência anual da empresa, na qual também foram detalhados os próximos lançamentos da marca.
O novo SUV, ainda em fase de estudo, deve se beneficiar de “sinergias” com outras marcas do Grupo Volkswagen, indicando uma possível base compartilhada com o futuro Audi Q5. No entanto, a Porsche garante que o modelo terá um design exclusivo, um interior mais sofisticado e um conjunto mecânico alinhado à identidade esportiva da marca.
Cayenne terá opção elétrica
Com a decisão de descontinuar a versão a combustão do Macan, a Porsche reforçou que o SUV passará a ser exclusivamente elétrico. Já o Cayenne de quarta geração será lançado como um modelo totalmente novo e movido a eletricidade, mas seguirá disponível em versões a combustão e híbridas até pelo menos 2030. Imagens de protótipos camuflados confirmam que o Cayenne EV será oferecido tanto na carroceria tradicional quanto na variante cupê.
A Porsche também confirmou a chegada dos esportivos elétricos 718 Boxster e Cayman, embora tenha indicado um possível atraso em relação ao cronograma inicial. Além disso, um novo 911 de alto desempenho está em desenvolvimento, prometendo elevar ainda mais o nível do ícone da marca.
Desafios para 2025 e cortes de empregos
A Porsche prevê um ano desafiador, com a crescente concorrência dos fabricantes chineses e instabilidade geopolítica impactando as vendas. A expectativa da empresa é de uma leve queda nos números para 2025, após registrar 310.718 unidades entregues em 2024, um recuo de 3% em relação ao ano anterior.
Para enfrentar as mudanças de mercado, a marca investirá € 800 milhões (cerca de R$ 5 bilhões) em ajustes no portfólio, desenvolvimento de software e novas tecnologias de baterias. Como parte dessa reestruturação, cerca de 1.900 postos de trabalho serão eliminados até 2029, além da redução de outros 2.000 cargos com contratos temporários não renovados.
A Porsche também promoveu mudanças na diretoria: Jochen Breckner assumiu a área de Finanças e TI, substituindo Lutz Meschke, enquanto Matthias Becker foi nomeado chefe de Vendas e Marketing, no lugar de Detlev von Platen.
Com uma estratégia que equilibra eletrificação e motores a combustão, a Porsche buscará se manter competitiva diante das transformações do setor automotivo global.
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