Marcelo Cavalcante | Novas marcas avançam e pressionam líderes em um mercado em transição
Hyundai avança com força nas vendas diretas, BYD cresce 41% e Kia reage em abril; marcas tradicionais perdem participação
César Tizo - abril 17, 2025
Consultor Marcelo Cavalcante de Lima apresenta análise sobre os dados do mercado automotivo brasileiro até o dia 12 deste mês:
O setor de automóveis e comerciais leves registra um crescimento de 9,75% em relação ao mês anterior, com vendas parciais de 83.924 unidades, considerando dados computados até o dia 12 de abril.
No acumulado do ano, já foram vendidos 601.651 veículos — volume 6,82% superior ao registrado em 2024. No entanto, em comparação com o ciclo pré-pandemia, o setor ainda acumula recuo de 9,60%.
As vendas no varejo somaram 41.719 unidades, alta de 13,21% em relação a março. Porém, na comparação com o mesmo período de 2024, a modalidade apresenta queda de 3,88%.
As vendas diretas alcançaram 42.205 unidades na parcial, com crescimento de 6,53% frente a março. Em relação ao mesmo intervalo do ano passado, o atacado avança 15,52% e responde por 50,29% do total de emplacamentos.
O segmento de locação continua sendo peça-chave para a indústria automotiva nacional. Em 2024, as vendas para locadoras somaram 649.399 unidades, de acordo com a ABLA, representando 26,14% dos emplacamentos de automóveis e comerciais leves.
Muitas montadoras concentraram em 2024 mais de 30% de suas vendas no segmento de locação. A Volkswagen liderou, com 164.994 unidades destinadas ao setor, o que representa 41,21% de seu volume total.
A Fiat vendeu 163.045 unidades para locadoras no ano passado, segundo a ABLA, o que equivale a 31,28% de seu volume. A marca italiana registrou crescimento de 42,34% em relação ao ciclo pré-pandemia, com alta de 54,41% nas vendas para locadoras nesse período. A Fiat mantém equilíbrio entre as modalidades de varejo e atacado.
O bom desempenho das locadoras tem sido essencial para a recuperação do setor, especialmente no período pós-pandemia.
A perda do poder de compra do consumidor de varejo, somada ao aumento das taxas de juros, segue como um dos principais desafios para os próximos anos.
A preocupação da Anfavea com o avanço das importações é plenamente justificável, especialmente em um momento de retomada da produção nacional.
Segmento de eletrificados avança mais de 40% em 2025
O segmento de veículos eletrificados vendeu, até 12 de abril, 8.348 unidades. No acumulado de 2025, já são 59.067 emplacamentos, o que representa crescimento de 42,17%.
Os modelos do tipo PHEV (híbridos plug-in) lideram as vendas, com 22.550 unidades — alta expressiva de 96,55%.
Os veículos 100% elétricos ocupam a segunda posição, com 14.868 unidades acumuladas, mas apresentam queda de 9,62%.
Os híbridos leves (MHEV) cresceram 189%, enquanto os híbridos convencionais (HEV) registraram retração de 6,76%.
Comparativo de marcas mostra mudanças relevantes no ranking
No comparativo abaixo, são analisadas diversas informações do setor, incluindo participação por modalidade (varejo e vendas diretas), evolução das vendas em relação ao mês anterior, market share de 2025 e 2024 e desempenho acumulado frente ao ano passado.
A Fiat segue líder, embora suas vendas em abril tenham recuado 11,94%. No acumulado do ano, a marca soma 126.242 unidades, com alta de 10,83%. Em abril, 61,32% das suas vendas foram feitas na modalidade de vendas diretas.
Na segunda posição está a Volkswagen. Suas vendas em abril cresceram 3,29% em relação ao mês anterior. No acumulado, a marca avança 1,88%, com 92.383 veículos vendidos.
A GM completa o pódio, com 9.985 unidades em abril — alta de 24,39%. No entanto, no acumulado do ano, a marca registra queda de 4,78%, com 65.793 emplacamentos. Em 2024, a GM vendeu 96.135 unidades para locadoras, número que representa uma retração de 34 mil veículos em comparação com 2019, apesar do crescimento de quase 20% no segmento de locação desde então.
É possível notar que muitas marcas estão perdendo participação. Não há milagre: a fatia de mercado está sendo diluída com a chegada de novas marcas, em um cenário ainda em recuperação.
A parcial traz destaques importantes. A Hyundai, impulsionada pelas vendas diretas, ocupa a quarta posição no mês e registra crescimento de 66%. A BYD sobe 41% e está em sétimo lugar. Já a Kia reage com alta de 40% em abril, embora acumule queda de 32% no ano.
Ranking de modelos: Polo lidera parcial
No ranking dos modelos mais vendidos, o VW Polo lidera a parcial de abril, seguido pelo Hyundai HB20. A Fiat Strada, líder no acumulado, fecha o top 3.
Nesta parcial, também foram apuradas a participação nas vendas por modalidade no mês e no acumulado, além da comparação com os volumes de 2024.
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