ANP desmente mudanças e reforça regras para exibição de preços em postos
Agência esclarece que norma atual apenas atualizou exigências que já vigoram há mais de uma década; prática de preços promocionais é permitida, desde que informada com clareza
César Tizo - abril 17, 2025
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgou um esclarecimento nesta quinta-feira (17) sobre a exibição de preços de combustíveis nos postos.
Segundo a autarquia, não houve qualquer mudança recente nas regras, ao contrário do que foi divulgado por alguns veículos de imprensa.
A ANP reforça que a obrigatoriedade de um painel de preços visível, tanto de dia quanto à noite, já existe desde 2013, e foi apenas atualizada pelaResolução 948/2023, que trata da autorização para o exercício da atividade de revenda varejista de combustíveis automotivos.
O painel deve mostrar os preços cobrados na bomba, além de informar de forma clara eventuais diferenças de valor conforme a forma de pagamento — seja dinheiro, cartão ou aplicativos.
A agência também ressalta que promoções com preços diferenciados são permitidas, desde que os consumidores sejam devidamente informados.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok