Leapmotor B10 será o segundo carro da marca no Brasil
SUV elétrico aposta em arquitetura eletrônica avançada e alto nível de equipamentos para se destacar no segmento de SUVs médios
César Tizo - abril 22, 2025
A Leapmotor anunciou nesta terça-feira (22) que o B10 será o segundo modelo da marca a ser lançado na América do Sul, com chegada confirmada para o Brasil e o Chile, após a apresentação do SUV médio-grande C10 na região.
A informação foi divulgada antes mesmo da apresentação mundial do SUV elétrico, marcada para o Salão de Xangai, na China, que começa nesta quarta-feira (23). O anúncio reforça o compromisso da montadora chinesa, em parceria com a Stellantis, de longo prazo com o mercado sul-americano.
“Com o B10 e o C10, a Leapmotor disputará uma fatia significativa do segmento de SUVs médios e grandes eletrificados”, afirma Fernando Varela, vice-presidente da marca para a América do Sul. Segundo ele, o B10 já mostrou seu potencial na China, com mais de 10 mil reservas feitas em apenas uma hora de pré-venda.
Construído sobre a nova plataforma 3.5 da Leapmotor, o B10 adota um alto grau de integração entre os sistemas do veículo — como motor, bateria, assistências de condução (ADAS) e comandos eletrônicos — centralizados em uma única unidade de controle equipada com o chip Snapdragon 8155 da Qualcomm. A proposta é oferecer maior agilidade de resposta, sistemas mais leves e uma experiência mais fluida ao condutor.
Mais informações sobre o B10 para o mercado brasileiro serão divulgadas durante a fase do lançamento oficial no país, acrescenta a Leapmotor.
Leapmotor B10
Características
Basicamente a principal diferença entre o novo Leapmotor B10 e o C10 fica por conta do porte do modelo. Posicionado abaixo do C10, o Leapmotor B10 registra 4,51 m de comprimento, 1,88 m de largura e 2,73 m de entre-eixos. Apenas para comparação, o Leapmotor C10 registra 4,74 m de comprimento, 1,90 m de largura e 2,83 m de entre-eixos.
Em seu país de origem, o Leapmotor B10 oferece ainda uma configuração interessante em termos de equipamentos, contando com teto panorâmico de 1,83 m², sistema de som com 12 alto-falantes, central multimídia com tela de 14,6″ e até mesmo um sensor LiDAR posicionado na parte superior da carroceria para oferecer 26 funções avançadas de assistência à condução (ADAS).
Na potência asiática, o SUV elétrico será oferecido com duas opções de motores, com 132 kW (179 cv) ou 160 kW (217 cv), sendo que o propulsor mais potente permite ao modelo alcançar 100 km/h em rápidos 6,8 segundos. Também na China, o público poderá optar pelo Leapmotor B10 com baterias de 56,2 kWh ou 67,1 kWh, que, neste caso, confere ao SUV autonomia para 600 km de acordo com o ciclo de aferição chinês (CLTC).
Tanto o B10 quanto o C10 têm à disposição na China configurações mecânicas do tipo EREV (Extended Range Electric Vehicle), na qual um motor térmico é aplicado ao veículo para garantir um alcance ampliado, porém ele não tem função de tracionar o automóvel e atua apenas como um gerador. Ainda não sabemos, contudo, se tais versões estão nos planos da Leapmotor para o Brasil. A conferir.