Toyota levará Hilux movida a biometano para a Agrishow 2025
Protótipo inédito será exibido pela primeira vez ao público durante a feira em Ribeirão Preto; confira detalhes sobre o conceito
César Tizo - abril 24, 2025
A Toyota do Brasil vai apresentar ao público, pela primeira vez, o protótipo da única picape movida a biometano do País, durante a 30ª edição da Agrishow, que ocorre entre os dias 28 de abril e 2 de maio em Ribeirão Preto (SP).
O modelo, baseado na Hilux, será o destaque do estande de 1.700 m² da montadora japonesa, que também levará à feira sua linha completa de veículos – incluindo os modelos com motorização híbrida flex, desenvolvida localmente.
Exibida anteriormente apenas em ambiente restrito no G20 Energy Transition Week, em Foz do Iguaçu (PR), a Hilux a biometano simboliza o avanço da Toyota na pesquisa de soluções energéticas renováveis aplicadas à mobilidade.
O modelo experimental utiliza como fonte para o conjunto motriz o biometano, um combustível sustentável derivado do biogás, que pode ser produzido a partir de resíduos orgânicos diversos – inclusive da cana-de-açúcar, o que potencializa seu uso em regiões agrícolas.
Vantagem do biocombustível é que ele pode ser gerado em áreas rurais ou mesmo em grandes usinas de cana-de-açúcar
“A trajetória da Toyota é marcada pelo pioneirismo e evolução no desenvolvimento de novas tecnologias. Fomos pioneiros nos híbridos e híbridos flex, e agora, com o protótipo da Hilux a biometano, reafirmamos nosso compromisso com uma mobilidade mais sustentável, conectada às vocações do País e que gera impacto positivo para o meio ambiente e a sociedade“, declarou Evandro Maggio, presidente da Toyota do Brasil.
Procurada pelo Guru dos Carros, a Toyota explicou que o protótipo da Hilux a biometano utiliza como base o motor 2.8 da Hilux atual, mas com modificações significativas para operar com o combustível gasoso. Para isso, a fabricante adaptou o propulsor, alterando seu funcionamento do ciclo Diesel para ciclo Otto.
Ainda segundo a Toyota, o protótipo conta com transmissão manual e tração 4×4 — configuração que pode ser revista em uma eventual versão definitiva de produção. Já a capacidade de carga da picape experimental é ligeiramente reduzida em comparação à Hilux turbodiesel convencional, em função da instalação dos cilindros de biometano na caçamba.
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