Instalar acessórios fora da concessionária afeta a garantia? Veja o que dizem as marcas
Montadoras como Volkswagen e Stellantis alertam para os riscos de personalizar o veículo fora da rede autorizada
César Tizo - abril 25, 2025
Personalizar o carro com acessórios automotivos pode ser uma tentação para muitos proprietários, seja pela estética, conforto ou funcionalidade. No entanto, a decisão de instalar esses itens em um automóvel 0 km fora das concessionárias pode ter um custo alto: a perda, parcial ou total, da garantia do veículo.
Consultada pelo Guru dos Carros, a Volkswagen, por exemplo, adota um posicionamento claro sobre o tema. Segundo a fabricante, a instalação de acessórios fora da rede autorizada “pode comprometer a garantia do veículo, que passa a ficar sujeita à análise prévia para sua concessão“. A marca também não recomenda a prática, justamente por não conseguir garantir o padrão de qualidade e segurança exigido em seus serviços.
No caso da Stellantis — grupo que reúne marcas como Jeep, Fiat, Peugeot, Citroën e Ram —, o alerta é ainda mais enfático. Em resposta ao site, a empresa explica que a instalação de acessórios fora da rede de concessionárias pode sim acarretar na perda da garantia, mesmo que os itens sejam originais Mopar, sua fornecedora oficial de acessórios.
Acima um Fiat Fastback “moparizado”: Stellantis conta com divisão própria de acessórios
“Isso ocorre porque muitos acessórios exigem desmontagem de componentes do carro, e a instalação inadequada pode afetar o funcionamento do veículo“, informa a Stellantis. A fabricante também ressalta que os profissionais das concessionárias são treinados e capacitados para seguir os padrões de fábrica durante a instalação, o que assegura a manutenção da garantia tanto do carro quanto do acessório.
A diferença se estende também à cobertura dos próprios acessórios. Quando os produtos Mopar são adquiridos e instalados na rede autorizada, a garantia é de um ano. Já se o acessório for apenas comprado na concessionária e instalado por terceiros, a garantia do item cai para 90 dias.
Em resumo, mesmo que o consumidor opte por acessórios genuínos, o local da instalação faz toda a diferença. Fora da rede, os riscos aumentam, não apenas pela perda da cobertura de fábrica, mas também pela possibilidade de danos à segurança ou ao desempenho do carro.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok