Honda WR-V e Toyota Yaris Cross podem mexer com o segmento PcD?
Leitor pediu uma análise sobre o que podemos esperar dos dois importantes SUVs compactos que serão lançados neste ano
César Tizo - maio 2, 2025
Boa noite, tudo bem? Teremos dois grandes lançamentos ainda este ano que, em teoria, irão mexer com o mercado PcD: o Honda WR-V e o Toyota Yaris Cross. Você já teve a oportunidade de fazer um comparativo entre eles? Ao que tudo indica, ambos chegarão com versões iniciais na faixa de R$ 120.000, se enquadrando nas regras para o público PcD. Se puder ajudar, agradeço muito! – pergunta enviada por Kaueê
Kaueê, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Ainda aguardamos ansiosos pela estreia do Honda WR-V e do Toyota Yaris Cross nacionalizados, contudo, ao olharmos para alguns mercados onde os dois SUVs compactos já são comercializados é possível sim antecipar alguns dados técnicos sobre eles.
Começando pelo Toyota Yaris Cross, o modelo vendido na Tailândia alcança 4,31 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,61 m de altura e conta com entre-eixos de 2,62 m. O novo Honda WR-V, por sua vez, registra 4,32 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,65 m de altura e 2,65 m de entre-eixos.
Segundo avaliações da imprensa especializada nos países onde o Yaris Cross e o WR-V são comercializados, a dupla se destaca pelo ótimo espaço interno para 5 ocupantes, algo que as dimensões de ambos sugerem. Outra característica comum aos dois projetos é o ótimo nível de equipamentos, com as versões topo de linha de Yaris Cross e WR-V oferecendo um pacote completo de assistência à condução e até mesmo diferenciais como a tampa do compartimento de bagagens com mecanismo elétrico de abertura e fechamento no Toyota.
No caso do WR-V, merece destaque seu porta-malas com capacidade para 458 litros. Infelizmente, em seus materiais de divulgação na Ásia, a Toyota não esclarece a capacidade oficial do porta-malas do Yaris Cross, entretanto a imprensa local salienta que o SUV não desaponta nesse quesito.
Ainda de acordo com as informações oficiais, o Honda WR-V oferece uma altura em relação ao solo de 195 mm e o Toyota Yaris Cross registra 210 mm nesse atributo. Ambos, portanto, estão na média do que é esperado para um utilitário esportivo compacto.
Quando falamos em porte, apenas como comparação, um Volkswagen T-Cross, que é atualmente o SUV mais vendido no Brasil, alcança 4,21 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,57 m de altura e 2,65 m de entre-eixos. O SUV fabricado no Paraná conta ainda com porta-malas para 373 litros.
Brasil e mercado PcD
Aqui no Brasil, é provável que o Honda WR-V nacional compartilhe com a gama City o motor 1.5 16V flex com injeção direta trabalhando em conjunto com o câmbio automático CVT. Portanto, o Honda dificilmente terá alguma surpresa mecânica, assim como seu conjunto de suspensão deverá seguir a tradicional receita McPherson dianteira e eixo de torção entre as rodas traseiras.
O Toyota Yaris Cross, por sua vez, deverá ser oferecido com o propulsor 1.5 16V flex até então aplicado na linha Yaris no caso dos catálogos mais acessíveis do SUV. Um grande destaque do Toyota, contudo, deverão ser suas versões topo de linha com mecânica híbrida plena bicombustível (gasolina/etanol).
Toyota Yaris Cross
Falando especificamente sobre a modalidade de venda direta para os consumidores PcD, tanto o Honda WR-V quanto o Toyota Yaris Cross serão oferecidos ao menos com a isenção do IPI acompanhada de bonificações das respectivas marcas, o que já torna o preço dos modelos bem mais competitivos.
Ainda é cedo para sabermos se vai figurar na estratégia da Toyota e da Honda a oferta de versões de entrada para o Yaris Cross e o WR-V com preço abaixo de R$ 120 mil, algo necessário para que os cidadãos PcD, dependendo do estado, adquiram o veículo com as isenções totais.
Entretanto, considerando que, com a descontinuação do Yaris e do Yaris Sedã, a Toyota encontra-se sem um modelo de acesso no Brasil, é plausível apostar que o Yaris Cross nacional precisará ter um valor mais acessível para atender os consumidores que até então tinham no hatch e no sedã compacto as portas de acesso ao portfólio da Toyota no Brasil.
Já a Honda oferece atualmente o City e o City Hatchback na versão LX por R$ 117.500 tanto no caso do sedã quanto do modelo com carroceria dois volumes, o que torna viável uma versão de entrada do WR-V dentro do teto de R$ 120 mil.
É fato que o segmento PcD é fundamental para sustentar as vendas das marcas generalistas e representa uma faixa de mercado que precisa ser atendida pelas fabricantes. Não por acaso, a Volkswagen oferece a configuração Sense para T-Cross, Nivus e Virtus de olho em atender esses consumidores ou ao público que deseja um catálogo mais racional.
Portanto, se você considera realizar a compra com isenção e pode aguardar até a estreia do Honda WR-V e do Toyota Yaris Cross, certamente são produtos que valem a espera e reúnem todas as condições para mexer drasticamente com o segmento de SUVs compactos.
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