Melhor sedã usado: Virtus ou Civic na faixa de R$ 117 mil?
Leitor está considerando a aquisição de um sedã usado e pediu nossa análise sobre qual deles escolher; confira resposta
César Tizo - maio 4, 2025
Bom dia! Tenho uma dúvida sobre a compra de dois carros e gostaria de sua opinião: qual é o melhor em termos de custo-benefício, valorização e manutenção? Honda Civic LX ou Volkswagen Virtus automático? Os dois estão na faixa de R$ 117 mil. Agradeço e fico no aguardo – pergunta enviada por Pérsio
Pérsio, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Considerando a faixa de preço citada, de R$ 117 mil, estamos falando do Honda Civic LX 2021 em sua 10ª geração, última a ser fabricada no Brasil. Já no caso do Volkswagen Virtus, é possível encontrar unidades ano/modelo 2023 do sedã na versão Highline, a mais completa com motorização 1.0 turbo flex.
Temos aqui o tradicional embate entre um modelo de segmento superior (sedãs médios), porém menos equipado — como é o caso do Civic LX — e um sedã de categoria imediatamente inferior (compacto), mas com mais itens de série, como o Virtus Highline.
Ainda assim, Pérsio, é importante considerarmos outros aspectos relevantes na escolha de um automóvel, especialmente seus atributos técnicos.
O Honda Civic é um carro mais sofisticado estruturalmente, oferecendo suspensão traseira independente do tipo multibraço, por exemplo. Essa configuração aprimora o comportamento dinâmico do carro e favorece tanto o conforto sobre pisos irregulares quanto a estabilidade em curvas.
Honda Civic em sua 10ª geração
Ambos os modelos entregam cabines espaçosas para os ocupantes, com o Civic levando leve vantagem no porta-malas: são 525 litros contra 521 litros do Virtus — ambos com ótimo volume para o uso familiar.
No que diz respeito à motorização, o Virtus Highline utiliza o eficiente motor 1.0 TSI com injeção direta, capaz de gerar 128 cv e 20,39 kgfm de torque. Já o Civic LX 2021 conta com o propulsor 2.0 aspirado, que entrega até 155 cv e 19,5 kgfm, sempre acoplado a um câmbio automático do tipo CVT.
Entre os mais tradicionalistas, há quem prefira o 2.0 aspirado da Honda pela reconhecida durabilidade e menor custo de manutenção. Em desempenho, os dois sedãs são bastante próximos, com leve vantagem para o Virtus nas acelerações e retomadas, graças ao torque máximo disponível já a 2.000 rpm — contra 4.800 rpm no Civic, ponto onde a sobrealimentação do Volkswagen faz diferença.
Apesar de ser a versão de entrada, o Civic LX em sua 10ª geração não deixava de lado itens essenciais. Ele já saía de fábrica com 6 airbags, ar-condicionado automático digital, freio de estacionamento eletromecânico, entre outros. A ausência mais sentida é a central multimídia de série — o modelo traz apenas rádio com Bluetooth, embora muitos proprietários já tenham instalado a central multimídia como acessório posteriormente.
O Virtus Highline, por outro lado, é muito mais completo. Conta com revestimento interno de couro (tecido no Civic LX), central multimídia, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, faróis e lanternas em LED, chave presencial e até assistentes avançados de condução, como alerta de colisão com frenagem autônoma e piloto automático adaptativo.
Em resumo, Pérsio, se você prioriza robustez mecânica, durabilidade e uma excelente dinâmica ao rodar, o Honda Civic LX 2021 é uma escolha segura e prazerosa ao volante. Por outro lado, se o seu foco está em tecnologia e um pacote mais completo de equipamentos, o Virtus Highline 2023 é a opção mais vantajosa.
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