Mercado em abril: Hyundai cresce e se destaca; vendas caem pela 1ª vez desde a pandemia
Com 196,4 mil emplacamentos, abril teve alta sobre março, mas queda de 5,5% frente ao mesmo mês de 2024. Modelos eletrificados já representam 9,8% das vendas, com liderança de BYD e Toyota
César Tizo - maio 2, 2025
O mercado automotivo brasileiro registrou em abril de 2025 sua primeira retração em comparação anual desde o fim da pandemia, reporta análise da Bright Consulting divulgada nesta sexta-feira (2).
Ao todo, foram emplacados 196.454 veículos, o que representa um crescimento de 7% em relação a março (183.650 unidades), mês afetado pelo feriado de carnaval, mas uma queda de 5,5% frente a abril de 2024. O principal fator para esse recuo foi o menor número de dias úteis: 20 neste ano contra 22 no ano passado.
Apesar disso, a média diária de vendas teve desempenho positivo, tanto no varejo quanto nas vendas diretas. No showroom, foram comercializadas 103.176 unidades — um avanço de 7,4% sobre março — enquanto as vendas diretas somaram 93.278 veículos, alta de 6,5%. A participação das vendas diretas segue elevada, com 47,5% do total, contra 43,9% de abril do ano passado.
Destaques
Entre as montadoras, a Hyundai foi o maior destaque do mês, ganhando 1,5 ponto percentual de participação e chegando a 8,4% do mercado. A Fiat manteve a liderança com 21,8% (+0,7 p.p.), seguida por Volkswagen (16,4%), GM/Chevrolet (10,5%), Hyundai (8,4%) e Toyota (8,3%). Em sentido oposto, Renault, Nissan e GM perderam espaço em abril.
O estado de São Paulo continua como o principal mercado regional, respondendo por 26% das vendas nacionais, seguido por Minas Gerais (21,9%), Paraná (6,7%) e Rio Grande do Sul (5%).
Os veículos eletrificados seguem em forte ritmo de crescimento e já representam 9,8% das vendas totais do mês. Foram 19.314 emplacamentos em abril, uma alta de 9,7% em relação a março e de expressivos 28,5% frente ao mesmo mês de 2024. Os híbridos plug-in (PHEV) lideraram entre os eletrificados com 7.394 unidades (38,3%), seguidos pelos 100% elétricos (BEV), com 4.869 unidades (25,2%), e pelos híbridos leves (MHEV), com 4.804 veículos (24,9%).
Destaque para o BYD Dolphin Mini, que respondeu por 44,7% das vendas de elétricos puros, e para o BYD Song Pro, que liderou entre os híbridos plug-in com 30,5% de participação. Já entre os híbridos leves, o Fiat Fastback liderou com 50,9%, e o Toyota Corolla Cross foi o mais vendido entre os híbridos convencionais, com 42,3%.
As marcas chinesas mantêm sua trajetória de crescimento e fecharam abril com 7,9% de participação no mercado brasileiro, acima dos 7,7% de março, consolidando-se como players relevantes no setor.
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