Qual SUV escolher para substituir um Suzuki S-Cross 2018?
Leitora deseja migrar para um SUV com propulsão híbrida convencional e pediu nossa análise; confira resposta
César Tizo - maio 7, 2025
Tenho um Suzuki S-Cross 2018 com 33.000 km e quero trocá-lo por um bom SUV, que pode ser híbrido desde que não plug-in, pois tenho limitação no edifício onde moro. Pensei em um Toyota Corolla Cross, mas quero um carro moderno e com ótimo acabamento. Quais seriam os SUVs médios compatíveis com esse perfil? – pergunta enviada por Maria
Maria, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Se a sua intenção é substituir seu Suzuki S-Cross atual por um SUV médio com propulsão híbrida plena que dispense a possibilidade de recarga externa, como ocorre nos híbridos plug-in, uma das melhores opções atualmente é o GWM Haval H6 HEV2, atualmente tabelado em R$ 220.000.
Essa versão combina um motor 1.5 turbo a gasolina com injeção direta a um propulsor elétrico, entregando 243 cv de potência combinada e expressivos 54 kgfm de torque. O resultado é um SUV com desempenho bastante convincente, oferecendo acelerações e retomadas vigorosas. Além disso, o H6 HEV2 registra bons números de consumo: 13,8 km/l na cidade e 12 km/l na estrada, de acordo com os dados oficiais.
Detalhe do Haval H6 HEV2 em sua linha 2025/2025
Outros aspectos reforçam a atratividade do modelo da GWM, como a suspensão independente nas quatro rodas com layout multibraço traseiro, a cabine espaçosa, o porta-malas de 560 litros e o ótimo nível de equipamentos de série, incluindo os principais assistentes de condução (ADAS) de Nível 2+, que proporcionam condução semiautônoma em rodovias.
Comparando com o Toyota Corolla Cross XRX Hybrid (R$ 219.890), é possível notar a vantagem do rival chinês em termos de custo-benefício. O modelo da Toyota entrega apenas 122 cv de potência combinada, conta com suspensão traseira por eixo de torção, e, embora ofereça o pacote Toyota Safety Sense com recursos de assistência à condução, ele ainda fica devendo em conteúdo de tecnologia em relação ao Haval. Outro ponto a considerar é o desempenho: o Corolla Cross híbrido é visivelmente mais lento que outros SUVs eletrificados. Em compensação, apresenta excelente consumo: 17,7 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada com gasolina.
Indo além, o Haval H6 tem dimensões superiores em relação ao Toyota Corolla Cross, o que contribui para uma melhor sensação de conforto e maior capacidade volumétrica no porta-malas — são 560 litros no representante da GWM contra 440 litros do Toyota.
Interior do Haval H6 2025/2025
Como alternativa mais acessível, vale considerar ainda o CAOA Chery Tiggo 7 Pro Hybrid Max Drive, que adota um sistema semi-híbrido (MHEV) com arquitetura de 48 V. Ele usa como base o motor 1.5 turbo flex e o combina a um pequeno gerador elétrico que adiciona até 10 cv — porém, não é capaz de mover o carro sozinho, diferentemente dos híbridos plenos. Essa solução resulta em menor custo para o veículo como um todo, resultando em um preço final mais competitivo para o SUV da CAOA Chery, que está tabelado em R$ 174.990.
O Tiggo 7 Pro também oferece bom nível de equipamentos, em linha com o Corolla Cross, e uma cabine bem construída e com espaço adequado para cinco ocupantes. Entretanto, ele não é tão eficiente em consumo: com gasolina, as médias são de até 11,6 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada. A favor do modelo está o fato dele aceitar etanol, como o Toyota.
Em resumo, Maria, se você busca um SUV médio com tecnologia híbrida plena e excelente conjunto técnico, o Haval H6 HEV2 é hoje uma das melhores escolhas do mercado.
Gostei muito do Haval H6 HEV 2, porém é um carro bastante grande para mim. Considerando modelos não híbridos, quais recomendaria, preservando o ótimo nível apontado?
Maria, no caso, o próprio Tiggo 7 em seus catálogos não eletrificados já é uma excelente opção. Ele conta com custo-benefício mais interessante em relação ao Corolla Cross e tem porte menor se comparado ao Haval H6
Obrigada pela excelente resposta!
Fico feliz em ajudar! Abraço
Gostei muito do Haval H6 HEV 2, porém é um carro bastante grande para mim. Considerando modelos não híbridos, quais recomendaria, preservando o ótimo nível apontado?
Maria, no caso, o próprio Tiggo 7 em seus catálogos não eletrificados já é uma excelente opção. Ele conta com custo-benefício mais interessante em relação ao Corolla Cross e tem porte menor se comparado ao Haval H6