Jeep Avenger nacional estreia em 2026 menor e mais barato que o Renegade
Modelo será o quarto produto da marca fabricado no Brasil, ao lado de Renegade, Compass e Commander
César Tizo - maio 14, 2025
A Jeep confirmou nesta quarta-feira (14) que o Avenger será produzido no Brasil a partir de 2026. O crossover compacto, já comercializado em mercados internacionais, será o quarto modelo da marca com fabricação nacional, ao lado de Renegade, Compass e Commander.
Enquanto o trio já comercializado no Brasil é fabricado no Polo Automotivo de Goiana (PE), que completa 10 anos em 2025, o Jeep Avenger deverá ser nacionalizado em outra planta da Stellantis no Brasil. A empresa ainda não divulgou a unidade escolhida, mas, segundo apuração do Guru dos Carros, o Avenger brasileiro será fabricado em Porto Real (RJ), local que hoje concentra a produção de modelos da Citroën (C3, C3 Aircross e Basalt).
A escolha da planta fluminense se deve ao fato de que o Avenger, ao contrário dos irmãos maiores baseados na plataforma Small Wide, foi desenvolvido sobre uma arquitetura da antiga PSA (Peugeot-Citroën). Por isso, é natural que ele seja produzido ao lado dos “primos” franceses.
Jeep Avenger será o quarto modelo nacional da marca
Desde 2015, quando iniciou sua operação local de manufatura, a Jeep já vendeu mais de 1 milhão de unidades no Brasil. Agora, com a nacionalização do Avenger, a fabricante amplia sua atuação em um segmento abaixo do Renegade, categoria que deverá ganhar força nos próximos anos. Também caberá ao Avenger se tornar o modelo mais barato da Jeep no Brasil.
Com proposta urbana, dimensões compactas e visual robusto, o Avenger foi desenvolvido inicialmente para o mercado europeu, onde estreou com versões eletrificadas. A Stellantis ainda não antecipou quais configurações do Avenger serão produzidas no Brasil ou mais detalhes sobre o projeto.
Menor e mais barato do que o Renegade, Avenger será o modelo de entrada da Jeep no Brasil
Contudo, por se tratar de um veículo global, já conhecemos as dimensões do Jeep Avenger comercializado em algumas regiões: ele mede 4,08 metros de comprimento, 1,77 m de largura e 1,52 m de altura, com entre-eixos de 2,56 m.
Para efeito de comparação, um Fiat Pulse tem 4,09 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,57 m de altura e entre-eixos de 2,53 m. Já o Renault Kardian, outro concorrente direto, mede 4,11 m de comprimento e tem entre-eixos de 2,53 m. Portanto, o Jeep Avenger claramente se posiciona como um crossover pequeno, abaixo dos SUVs compactos tradicionais.
Em termos de preço, considerando sua segmentação de mercado, o Jeep Avenger nacional deverá atuar na faixa de R$ 110 mil a R$ 140 mil, banda na qual situam-se alguns de seus concorrentes diretos. Para incrementar sua competitividade comercial, é provável que o crossover ofereça sob o capô o motor 1.0 turbo com injeção direta, tal como ocorre em outros crossovers e SUVs nacionais da Stellantis.
Segundo a Jeep, mais informações sobre a versão brasileira do Jeep Avenger devem ser divulgadas em breve. Vamos acompanhar!