Vale trocar um Corolla Cross XR por um HR-V EXL durante a compra PcD?
Leitor fez o pedido pelo Toyota, entretanto, com a demora para a produção, surgiu a oportunidade de migrar para o Honda
César Tizo - maio 15, 2025
Comprei o Toyota Corolla Cross XR 2026 para PcD por R$ 137.800, mas ainda não foi faturado. O vendedor da Honda me ofereceu o HR-V EXL 2025 por R$ 139.000. Qual é a melhor opção? – pergunta enviada por Willian
Willian, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
O cenário que você descreve é bastante interessante, sobretudo porque a Toyota, ao menos por ora, suspendeu a oferta do Corolla Cross XR na modalidade de venda direta para PcD. Logo, você já está com seu acesso ao carro garantido.
De forma objetiva, o Corolla Cross XR, atualmente com preço público sugerido de R$ 179.190, atua no segmento imediatamente superior ao do Honda HR-V. Isso se traduz em mais espaço interno e porta-malas um pouco mais generoso (440 litros no Toyota contra 354 litros do Honda).
Mesmo na versão de entrada, o Toyota se destaca pelo pacote de itens de série, que inclui os principais assistentes de condução, além de ar-condicionado automático digital, central multimídia com tela de 10″, 7 airbags, entre outros recursos.
Já o Honda HR-V EXL, com valor de tabela de R$ 165.900, também oferece uma boa relação custo-benefício no canal PcD, como fica claro em sua mensagem. Merece destaque no Honda o aproveitamento inteligente do espaço interno, especialmente para quem viaja no banco traseiro. A ressalva fica por conta da segurança: o modelo oferece 6 bolsas infláveis, portanto sem o airbag de joelho presente no Toyota.
Honda HR-V EXL
Outro ponto importante a considerar é o desempenho e a eficiência energética de ambos.
Nenhum dos dois modelos conta com motor turbo nas versões analisadas. O HR-V EXL é equipado com o motor 1.5 16V flex de 126 cv e 15,8 kgfm, com injeção direta. Já o Corolla Cross XR utiliza o motor 2.0 Dynamic Force, que combina as injeções direta e indireta, entregando até 175 cv e 21,3 kgfm de torque. Ambos trazem câmbio automático do tipo CVT, sendo que o Toyota dispõe de engrenagem de partida e até 10 marchas simuladas.
Na prática, nenhum dos dois SUVs se destaca nos quesitos aceleração e retomada, tal como observamos em concorrentes diretos com motorização turbo, mas o Corolla Cross entrega desempenho superior graças ao motor de maior deslocamento. O consumo também é equilibrado: o Toyota registra 11,2 km/l na cidade e 13 km/l na estrada com gasolina, contra 12,5 e 13,9 km/l do Honda, respectivamente.
Portanto, Willian, levando em conta o porte superior, o desempenho mais consistente e o bom pacote de equipamentos do Corolla Cross XR, acredito que vale a pena manter seu pedido junto à Toyota, especialmente considerando o valor competitivo obtido por você na compra PcD.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok