Compra PcD: VW T-Cross, Kicks Play ou Toyota Corolla Cross?
Leitora deseja saber os prós e contras de cada um dos três SUVs e pediu nossa análise
César Tizo - maio 19, 2025
Tenho dúvida no PCD: Toyota Corolla Cross, Nissan Kicks ou Volkswagen T-Cross. Qual desses é o melhor? Valor, prós e contras de cada um – pergunta enviada por Nadja
Nadja, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
É importante ponderar alguns pontos sobre os três modelos para que você tome uma decisão bem informada, considerando que a precificação dos veículos para o público PcD pode ser relativamente elevada, dependendo do caso.
Começando pelo Nissan Kicks Play, a fabricante japonesa tem se esforçado para oferecer o SUV com uma precificação agressiva para o público PcD. Em uma campanha recente, o modelo passou a ser comercializado partindo de R$ 89.990 na versão de entrada Active Plus.
O que deve ser ponderado no caso do Kicks Play de entrada é que, para alcançar o valor mais competitivo, o SUV tem uma proposta bastante racional. Em sua lista de itens de série, destacam-se apenas os 6 airbags e a central multimídia com display de 7″, tela que pode ser considerada pequena para os padrões atuais.
Nissan Kicks Play
Sob o capô, o Kicks Play aposta no motor 1.6 16V flex, sem turbo ou injeção direta, o que resulta em desempenho apenas regular para o modelo. Em paralelo, ele sequer compensa essa limitação com consumo mais baixo. Pelo menos o propulsor oferece menor custo de manutenção e boa robustez.
Agora, indo para o oposto da nossa lista, o Toyota Corolla Cross é o modelo mais caro e de maior porte, posicionado como um SUV médio. Infelizmente, a Toyota suspendeu a oferta do Corolla Cross XR com condições mais favoráveis para o público PcD, deixando apenas a configuração intermediária XRE com isenção do IPI. Com isso, o preço final do SUV nessa modalidade gira em torno de R$ 175 mil.
A grande vantagem do Corolla Cross XRE é que ele já vem de fábrica muito bem equipado, incluindo 7 airbags, revestimento interno premium e o pacote Toyota Safety Sense com os principais assistentes de condução, como alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, farol alto automático, entre outros.
Toyota Corolla Cross XRE
Por fim, o Volkswagen T-Cross na versão Sense surge como a escolha mais equilibrada para o consumidor PcD que deseja realizar a compra com isenção de impostos. Isso ocorre porque, ao respeitar o limite de R$ 120 mil, é possível adquirir o modelo não só com a isenção do IPI, mas também com abatimentos proporcionais do ICMS e do IPVA. Dessa forma, o preço final do T-Cross fica em torno de R$ 101 mil.
Por esse valor, o T-Cross sai de fábrica relativamente bem equipado, considerando o universo das versões de entrada dos SUVs compactos. Entre os itens de série, destacam-se os 6 airbags, sensor de estacionamento, central multimídia com tela de 10″ e até mesmo um assistente de condução, no caso, o alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência.
Apesar de seu porte compacto, o T-Cross conta com um ótimo entre-eixos de 2,65 m, o que favorece o espaço interno e proporciona uma cabine confortável, inclusive para os ocupantes do banco traseiro. Seu conjunto mecânico, composto pelo motor 1.0 TSI de até 128 cv, garante ótimo nível de eficiência, com bom desempenho e médias de consumo entre as melhores da categoria (12,1 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada com gasolina).
Em resumo, Nadja, se você busca um automóvel mais completo e considera a aquisição apenas com isenção do IPI, o Toyota Corolla Cross é uma escolha certeira. Caso sua intenção seja aproveitar ao máximo os descontos oferecidos ao público PcD na aquisição de um veículo, o T-Cross Sense se mostra, no momento, a opção mais equilibrada.