Já ouviu falar no sensor MAP? Peça pode afetar consumo, emissões e a partida do motor
Saiba como identificar os sinais de problema neste importante componente para o motor e saber quando procurar um mecânico
César Tizo - maio 21, 2025
Presente em motores com injeção eletrônica, o sensor MAP — sigla para Manifold Absolute Pressure — tem um papel fundamental no controle da queima de combustível. Ele mede a pressão absoluta dentro do coletor de admissão e, em alguns casos, também a temperatura do ar. Essas informações são usadas pela central de injeção eletrônica para calcular com precisão a quantidade de ar que entra no motor e, assim, dosar corretamente a injeção de combustível.
Quando o sensor apresenta falhas, o cálculo da massa de ar pode ser comprometido. Isso resulta em uma mistura ar-combustível desequilibrada — seja pobre (com pouco combustível) ou rica (com excesso). Ambos os casos causam problemas como aumento no consumo, emissões mais elevadas e até falhas no funcionamento do motor.
A NTK, uma das empresas que fornece o componente, alerta para os principais sintomas de que o sensor MAP pode estar com defeito.
Sinais de que o sensor MAP pode estar com problema:
Aumento no consumo de combustível: leituras incorretas levam à injeção excessiva de combustível.
Maior emissão de poluentes: a mistura rica ou pobre aumenta os níveis de emissão e pode comprometer o catalisador.
Dificuldade na partida, principalmente com o motor frio: o sistema não consegue ajustar a mistura correta.
Motor irregular ou perda de potência: falhas na aceleração e instabilidade afetam a dirigibilidade e a segurança.
Luz de injeção acesa no painel: um alerta comum em sistemas com diagnóstico eletrônico embarcado.
Apesar dos sintomas, outros componentes podem gerar sinais semelhantes, como o sensor de rotação, TPS (posição da borboleta), sonda lambda ou o sensor de temperatura do motor. Por isso, é fundamental realizar o diagnóstico correto em uma oficina especializada, com equipamentos adequados.
“Se o seu carro apresentar qualquer um dos sinais mencionados, não ignore. Falhas no sensor MAP não só aumentam o consumo e as emissões, como podem comprometer a segurança e causar danos ao motor. Ao menor sinal de anormalidade, procure uma oficina especializada”, orienta Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da Niterra.
Quando a substituição do sensor MAP for necessária, a NTK reforça que a troca é simples, mas é importante verificar se há entradas de ar falsas, que podem afetar as leituras do sensor. Portanto, é essencial usar o componente recomendado pelo fabricante para garantir o funcionamento correto do motor e demais sistemas.
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