Segundo carro para utilizar em trilhas: Renegade 2016, TR4 2015 ou um Grand Vitara 2015?
Leitor deseja um segundo carro para usar por estradas de terra e pediu nossa ajuda
grano - novembro 30, 2020
Olá, atualmente eu tenho um Honda Fit Twist 2014, carro excepcional para o dia a dia e zero dor de cabeça, mas estou atrás de um segundo veículo para fazer pequenas viagens por estradas de terra e trilhas, e, ao mesmo tempo, quero algo compacto. Com um teto de R$ 60 mil disponível, estou considerando um Jeep Renegade Sport AT 2016, uma Pajero TR4 4X4 2015 ou um Suzuki Grand Vitara 4×4 2015, todos automáticos, destes, qual o melhor para percursos off-road de leve e média intensidade? – pergunta enviada por Rodrigo
Rodrigo obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Assumindo que o Jeep Renegade citado por você na pergunta refere-se à versão Sport com motorização 1.8 flex, recomendo, entre as três opções apresentadas por você, optar pelo Suzuki Grand Vitara 2015.
Apesar da participação de mercado discreta, o Suzuki conta com interessantes diferenciais técnicos. Um bom exemplo é a presença de suspensão independente nas quatro rodas, com layout multibraço no eixo traseiro. Além disso, ele é um dos raros SUVs compactos com opção de tração 4×4, algo importante se você vai realizar trilhas e trafegar por estradas não pavimentadas. O Renegade Sport flex, por sua vez, só conta com tração dianteira, portanto não seria a escolha ideal.
O Mitsubishi Pajero TR4 traz um conjunto inegavelmente robusto e um sistema de tração 4×4 dos mais competentes, incluindo reduzida. Contudo, o espaço interno do modelo é algo que você precisa ponderar se ele atende suas necessidades de uso, uma vez que a área livre para os ocupantes da segunda fileira de assentos é mais restrita. Nesse ponto, o Grand Vitara oferece uma cabine mais confortável.
Outra questão é que toda a robustez do TR4, incluindo a suspensão traseira por eixo rígido, cobra a conta na suavidade ao rodar e na estabilidade direcional, exigindo mais cautela na condução em velocidades superiores. O Grand Vitara já oferece um estilo de comportamento dinâmico próximo ao de um carro de passeio convencional.
Tanto o Grand Vitara quanto o TR4 em suas configurações automáticas utilizam transmissões com 4 marchas, o que cobra a conta no elevado consumo e desempenho apenas mediano no Mitsubishi. O Grand Vitara também está longe de ser uma referência nesses dois pontos, contudo é um pouco superior em relação ao TR4. Enquanto o Mitsubishi demanda longos 15 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e alcança parciais de 6,8 km/l na cidade e 8,2 km/l na estrada com gasolina, o Grand Vitara 4×4 automático precisa de 13 segundos para completar a prova de desempenho e registra médias de 7,4 e 8,9 km/l, respectivamente, nas mesmas condições de uso.
Logo, creio que ao optar pelo Suzuki Grand Vitara 4×4 você terá um bom segundo carro para um uso recreativo. Como estamos falando de uma unidade com cerca de 5 anos de uso, só fique atento ao estado geral do veículo, verifique se as manutenções estão e dia e a documentação está com tudo correto.
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