Mercado: BYD, GWM e VW conquistam ótimos resultados em maio
Marcas chinesas se destacaram com recordes históricos de vendas e liderança entre híbridos e elétricos; confira números
César Tizo - junho 3, 2025
O mês de maio de 2025 foi marcado por fortes movimentos no mercado automotivo brasileiro, com destaque para os desempenhos expressivos de GWM, BYD e Volkswagen. As três marcas registraram resultados históricos, consolidando estratégias distintas, mas com um ponto em comum: o crescimento acelerado no país e o protagonismo em seus segmentos de atuação.
A GWM Brasil atingiu seu melhor resultado mensal desde que iniciou as operações em abril de 2023, com 3.217 unidades emplacadas no mês passado, superando o recorde anterior de julho de 2024 (3.184 veículos comercializados). No acumulado do ano, a marca já cresceu mais de 21% em relação ao mesmo período de 2024, ultrapassando, em maio, fabricantes tradicionais como Ford, Citroën, Mitsubishi e Peugeot. O SUV Haval H6, somando todas as configurações, lidera entre os híbridos com 10.184 unidades no acumulado de 2025, à frente do BYD Song Pro, e o Tank 300 também segue em alta, com 604 unidades emplacadas em maio.
Gama Haval: ótima aceitação ajuda no sucesso da GWM no país
A BYD, por sua vez, alcançou a quarta colocação no ranking de vendas no varejo nacional, com 9.006 carros emplacados e 9,7% de participação de mercado, ficando à frente de marcas como Toyota, Honda e Hyundai. A fabricante foi líder em elétricos com 92,16% de participação no segmento (5.326 unidades), e também se destacou entre os híbridos, com 3.678 carros vendidos em maio, equivalente a 35,8% do mercado. Modelos como o Dolphin Mini (2.444 unidades) e o Song Pro (1.689) impulsionaram o desempenho. A BYD foi ainda a marca mais vendida em 18 cidades e figurou entre as três primeiras colocadas em dezenas de municípios, incluindo capitais.
BYD Dolphin Mini se consolida como o elétrico mais vendido em nosso mercado
Já a Volkswagen manteve a liderança no mercado nacional com o hatch Polo, o carro mais vendido do Brasil pelo segundo mês consecutivo (12.911 unidades em maio), e segue na dianteira do segmento de SUVs graças aos bons resultados do T-Cross. O SUV compacto lidera entre os utilitários-esportivos, com 35.902 unidades no acumulado de janeiro a maio. Além disso, a marca acaba de lançar o Tera, que contou com desenvolvimento local e chega às concessionárias no dia 5 deste mês. O crossover é um dos principais projetos da Volkswagen na América do Sul, integrando uma estratégia de R$ 20 bilhões em investimentos até 2028.
Os resultados de GWM, BYD e Volkswagen reforçam a transformação em curso no setor automotivo brasileiro, marcada pelo avanço da eletromobilidade, pela produção nacional de modelos estratégicos e por uma disputa cada vez mais acirrada pelo consumidor.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok