Ram reconhece erro e confirma retorno do V8 HEMI na 1500 2026
Após críticas e pressão de consumidores, marca norte-americana admite que “errou ao aposentar o HEMI” e recoloca motor V8 no portfólio
César Tizo - junho 5, 2025
A Ram admitiu publicamente que cometeu um erro estratégico ao descontinuar o tradicional motor 5.7 V8 HEMI e anunciou nesta quinta-feira (5) o retorno da motorização à gama 1500 a partir da linha 2026. A primeira região a receber os modelos será a Europa, com pedidos abrindo em julho e entregas previstas para o inverno do hemisfério norte.
“Todos cometem erros, mas é a forma como lidamos com eles que nos define. Erramos ao tirar o HEMI de linha — reconhecemos e corrigimos isso”, declarou Tim Kuniskis, CEO da marca Ram. “Estamos trazendo de volta um motor lendário e reafirmando nosso compromisso com a liberdade de escolha em desempenho.”
A Ram havia substituído o V8 pelos 6 cilindros biturbo da nova família Hurricane em 2025. No entanto, a forte demanda dos consumidores pelo retorno do HEMI forçou a empresa a rever sua decisão.
Kuniskis foi direto: “Continuaremos oferecendo o Hurricane, que é mais eficiente e potente. Mas ouvimos claramente os consumidores: não há substituto para o HEMI. Que se danem os dados — deixamos o HEMI rugir novamente!”
Ram 1500 2026 com motor V8
Retorno com estilo — e símbolo
Além do motor V8, as versões HEMI do Ram 1500 2026 virão com um novo emblema nos para-lamas chamado Symbol of Protest Badge. O grafismo mostra a cabeça do carneiro avançando com o bloco HEMI ao fundo — uma clara mensagem de resistência à padronização excessiva.
O motor estará disponível nas versões Laramie, Limited e Sport (esta última com lançamento posterior).
Acima o logotipo “Symbol of Protest Badge”
Como é o 5.7 V8 HEMI eTorque
A versão relançada do V8 HEMI conta com o sistema semi-híbrido eTorque, que substitui o alternador por um motor-gerador conectado a uma bateria de 48 V. Com isso, o motor entrega 395 cv e 56,6 kgfm de torque, oferecendo ainda função start-stop, reforço de torque em acelerações e regeneração de energia nas frenagens.
Em sua aplicação na Ram 1500, motor V8 conta com o apoio do sistema semi-híbrido eTorque
O sistema eTorque melhora também as trocas de marcha, reduz o consumo e os ruídos internos. A bateria de 430 Wh fica atrás do banco traseiro, resfriada por dois ventiladores.
A picape com esse conjunto tem capacidade de reboque de até 5.200 kg e pode levar 793 kg na caçamba.
Comparativo entre motores disponíveis para a Ram 1500
Motor
V8 HEMI 5.7 eTorque
Hurricane 3.0L Standard Output (SO)
Hurricane 3.0L High Output (HO)
Disponibilidade
Inverno de 2025 (Hemisfério Norte)
Já disponível
Já disponível
Potência
395 cv
420 cv (+6%)
540 cv (+27%)
Torque
56,6 kgfm
64,8 kgfm (+14%)
72 kgfm (+27%)
Emissões de CO₂ (g/km)
362
311 (-14%)
338 (-7%)
Consumo (l/100 km)
16
13,1 (-18%)
14,2 (-11%)
0–100 km/h
7,8 s
5,3 s (-32%)
4,6 s (-41%)
Futuro sem abandonar o passado
Mesmo com o retorno do V8, a Ram reforça que continuará investindo na nova família de motores Hurricane. A versão de 540 cv já equipa a Ram 1500 RHO, que acelera de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos, apenas 0,1 s mais lenta que a extinta TRX de 702 cv.
Além disso, a marca segue oferecendo tecnologias exclusivas, como o sistema de suspensão a ar em quatro pontos, a central multimídia com tela de 10,25″ para o passageiro e o sistema de som Klipsch com 23 alto-falantes na versão Tungsten.
No Brasil, a nova Ram 1500 foi lançada em outubro de 2024. A picape é comercializada por aqui nas configurações Laramie (R$ 584.990) e Laramie Night Edition (R$ 599.990), ambas trazendo sob o capô o propulsor 3.0 6 cilindros biturbo com 426 cv e 64,8 kgfm.
Procurada pelo Guru dos Carros, a Ram não confirmou se pretende importar a 1500 2026 com motor V8 para o Brasil. Resta aguardar a futura apresentação da nova linha no país para conhecermos a estratégia da marca para o nosso mercado.
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