Carros mais eficientes do Brasil são destaque em premiação
Cerimônia reconhece modelos com menor consumo energético entre elétricos, híbridos, flex e diesel; veja resumo dos campeões
César Tizo - junho 24, 2025
A 3ª edição do Prêmio Mobilidade Limpa, promovido pela Agência Autoinforme, premiou nesta terça-feira (24), durante a Eletrocar Show 2025 no Distrito Anhembi (SP), os automóveis e comerciais leves mais eficientes do Brasil em consumo energético. O objetivo da premiação é estimular fabricantes e importadores a ofertarem veículos cada vez mais econômicos e ambientalmente responsáveis, ao mesmo tempo em que alerta os consumidores sobre os modelos mais limpos do mercado.
Nesta edição, foram analisados 1.481 modelos e versões de 35 marcas, com base nos dados públicos do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), do Inmetro, com data-base de dezembro de 2024. Os veículos foram classificados por tipo de motorização — elétricos, híbridos, plug-in, flex, gasolina e diesel — e avaliados com base no consumo energético em megajoules por quilômetro (MJ/km).
🏆 Destaques da premiação:
Campeão Geral: BYD Dolphin Mini, com consumo energético de apenas 0,41 MJ/km, o menor entre todos os avaliados.
Melhor híbrido: Honda Civic Hybrid, com índice de 1,21 MJ/km.
Melhor híbrido plug-in: BYD King, sedã médio com 0,50 MJ/km.
Melhor flex: Chevrolet Onix Plus 1.0, sedã compacto com 1,39 MJ/km, seguido de perto pelo Renault Kwid (1,36 MJ/km).
Melhor diesel: Peugeot Expert, veículo comercial com motor até 2.0 litros, marcando 2,17 MJ/km.
SUV elétrico mais eficiente (elétrico): Chevrolet Equinox EV, com 0,57 MJ/km.
SUV híbrido mais eficiente: Kia Niro, com 1,10 MJ/km.
Picape híbrida mais eficiente: Ford Maverick Hybrid, com 1,44 MJ/km.
SUV a combustão mais eficiente: Citroën Basalt 1.0 turbo flex, com 1,55 MJ/km.
Além da premiação, o evento contou com palestra de Murilo Briganti, COO da Bright Consulting, que abordou a evolução dos veículos eletrificados no Brasil desde 2018 e fez projeções para o segmento até 2030, com destaque para o impacto da presença crescente das marcas chinesas no mercado nacional.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok