BYD começa a montar Dolphin Mini, Song Pro e King no Brasil
Primeiro elétrico da marca fabricado no país simboliza marco histórico em Camaçari; complexo receberá investimento de R$ 5,5 bilhões
César Tizo - julho 1, 2025
Após atraso de alguns dias, a BYD apresentou oficialmente nesta terça-feira (1º) o primeiro Dolphin Mini produzido no Brasil. O automóvel elétrico mais vendido do país agora começa a ser fabricado na nova planta da marca em Camaçari (BA), com as primeiras unidades ainda sendo produzidas em regime de montagem teste, esclarece a companhia.
Instalada em um complexo produtivo de 4,6 milhões de metros quadrados — equivalente a 645 campos de futebol — a fábrica da BYD na Bahia nasce como uma das mais modernas do mundo. Com investimento de R$ 5,5 bilhões, o projeto deve gerar até 20 mil empregos diretos e indiretos ao longo de suas fases. Inicialmente operando no sistema SKD (Semi Knocked-Down), a linha de montagem terá capacidade anual para 150 mil veículos, com possibilidade de expansão para 300 mil unidades.
Unidade do Dolphin Mini em etapa de montagem teste na fábrica da BYD na Bahia
A apresentação do Dolphin Mini nacional também revelou os bastidores da linha de produção, que reúne soluções como robôs para instalação de vidros e baterias, sistema de rastreamento em tempo real dos veículos e um ambiente automatizado e silencioso com ruído inferior a 70 decibéis. O prédio principal, com 156.800 m², está entre os maiores da América Latina dedicados exclusivamente à produção de carros elétricos.
Além do Dolphin Mini, a BYD também confirmou o início da fabricação nacional de outros dois modelos: o SUV híbrido Song Pro, um de seus modelos mais vendidos no Brasil, e o sedã King, todos em versões GL e GS. A marca também trabalha no desenvolvimento de um motor híbrido flex 1.5 DM-i, feito em parceria entre engenheiros brasileiros e chineses, projetado para rodar com gasolina, etanol ou a mistura de ambos em qualquer proporção.
Song Pro percorrendo a linha de montagem da BYD no Brasil
Desde sua estreia global, o Dolphin Mini já ultrapassou 1 milhão de unidades produzidas e foi eleito o Carro Urbano do Ano de 2025 no World Car Awards. No Brasil, o hatch elétrico soma mais de 34 mil unidades vendidas e lidera seu segmento de atuação com ampla margem.
Durante o evento, a empresa anunciou a homologação de 106 fornecedores nacionais, incluindo a Continental Pneus de Camaçari, que se tornou a primeira fornecedora oficialmente qualificada. A fábrica baiana também já emprega mais de mil trabalhadores e abrirá outras 3 mil vagas até o fim de 2025, com prioridade para a mão de obra local, em parceria com o governo estadual e a prefeitura de Camaçari.
Para a BYD, o início da produção nacional representa não apenas uma conquista industrial, mas um novo capítulo para o setor automotivo brasileiro. “Estamos transformando Camaçari em uma potência para o futuro. A BYD agora é uma empresa feita por brasileiros para brasileiros”, afirmou Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD Auto Brasil.
Fábrica já emprega mais de mil trabalhadores e abrirá outras 3 mil vagas até o fim de 2025
Já a CEO da BYD Américas e Europa, Stella Li, destacou a agilidade do projeto: “Levamos apenas 15 meses entre o início das obras e a entrega do primeiro veículo em caráter experimental. Esse é um momento histórico, não apenas para a BYD, mas para toda a América Latina.”
Presente no Brasil desde 2014, a BYD é líder mundial em veículos eletrificados e dominou o mercado nacional nos últimos meses. Em maio, a marca respondeu por 9 em cada 10 carros elétricos vendidos no país e 1 em cada 3 híbridos. A rede de concessionárias também segue em rápida expansão, com 180 lojas ativas e previsão de atingir 240 até o fim de 2025.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok