Leitor é dono do SUV híbrido plug-in da GWM e achou o modelo da Lexus interessante; confira análise
César Tizo - julho 3, 2025
Tenho um Haval H6 GT e gostei do Lexus NX. Como você compara os dois? – pergunta enviada por Walter
Walter, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Como você não especifica a versão do Lexus NX, vou adotar como referência a configuração 450h+, que oferece mecânica híbrida plug-in, portanto a que mais se aproxima do seu Haval H6 GT atual.
Sob o capô, o representante da divisão premium da Toyota traz um conjunto motriz formado pelo motor 2.5 a gasolina, com 187 cv e 23,6 kgfm de torque, combinado a dois motores elétricos: um dianteiro, com 182 cv e 27 kgfm, e outro traseiro, com 54 cv e 12,1 kgfm. A potência combinada chega a 308 cv, com o sistema de tração integral AWD controlado eletronicamente.
Lexus NX 450h+
Segundo dados da Lexus, o NX 450h+ acelera de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos, entregando boa performance. A autonomia em modo elétrico é de 55 km, proporcionada por sua bateria principal de 18,1 kWh. Já o consumo em modo híbrido é estimado em 14,5 km/l na cidade e 12,7 km/l na estrada, segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). Importante destacar que o modelo aceita apenas gasolina.
Por se tratar de um veículo premium, o NX 450h+ oferece acabamento esmerado e uma boa lista de tecnologias de assistência à condução, conectividade e segurança, compatíveis com seu preço sugerido de R$ 457.990. Um diferencial importante do SUV é o programa LexusCare, que pode estender a garantia do veículo para até 10 anos, desde que o cronograma de revisões seja seguido de acordo com o estabelecido pela marca. Trata-se de um diferencial relevante para o produto, em especial dentro de sua categoria de atuação.
Agora, ao considerar uma possível migração do Haval H6 GT para o modelo da Lexus, é preciso analisar com atenção, já que o SUV da GWM entrega credenciais técnicas superiores.
Como comparação, o Haval H6 GT alcança 393 cv de potência combina e sólidos 77,7 kgfm de torque, números que lhe garantem aceleração de 0 a 100 km/h abaixo de 5 segundos, portanto um desempenho bastante expressivo. Ao posicionar um de seus motores elétricos no eixo traseiro, tal como o Lexus, o modelo da GWM também oferece tração integral, característica elogiável nos dois automóveis.
Outro ponto relevante é que, ao contar com bateria de 34 kWh, o Haval H6 GT é capaz de percorrer 117 km apenas no modo elétrico, de acordo com o PBEV, número que supera inclusive muitos modelos premium com propulsão similar. Circulando em modo híbrido, as médias de consumo do GWM são de 11,8 km/l no ciclo urbano e 10,1 km/l no uso rodoviário.
Atualmente com preço sugerido de R$ 325 mil, o Haval H6 GT pode não carregar o prestígio de uma marca premium, mas oferece um pacote de tecnologia, segurança e eletrônica embarcada muito competitivo e, em alguns pontos, superior ao modelo da Lexus.
Portanto, Walter, a menos que você tenha se identificado particularmente com o estilo ou proposta do Lexus, a troca pelo NX 450h+ não se justifica do ponto de vista técnico, considerando o desempenho e a mecânica superiores do seu Haval H6 GT.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok