O que é Steer-By-Wire? Conheça a tecnologia que vai viabilizar até mesmo volantes dobráveis
Tecnologia, já oferecida em automóvel chinês, chegará à Europa em 2026 e promete direção mais precisa; conheça as vantagens
César Tizo - julho 15, 2025
A ZF está pronta para levar à produção em série, pela primeira vez na Europa, seu avançado sistema de direção Steer-By-Wire (SbW) — ou “direção por cabos” — em parceria com a Mercedes-Benz, a partir de 2026. A inovação elimina a conexão mecânica entre o volante e as rodas, substituindo-a por uma interface totalmente eletrônica baseada em software. O resultado é um salto em precisão, conforto, segurança e flexibilidade no design dos veículos, além de ser peça-chave para a direção autônoma de Nível 4 e superior.
No sistema Steer-By-Wire da ZF, os movimentos do motorista ao volante são detectados por sensores eletrônicos, que transmitem os comandos a um atuador mecatrônico no eixo dianteiro. Um pequeno motor elétrico instalado no volante recria a sensação tátil da direção, garantindo feedback natural mesmo na ausência de conexão física.
Além de permitir respostas mais rápidas e exatas, o sistema adapta dinamicamente a relação de direção: o carro fica mais direto em manobras de baixa velocidade e mais suave e estável em velocidades elevadas. Com isso, o motorista se beneficia de uma experiência de condução mais segura e confortável, detalha a sistemista alemã.
Sistema Steer-By-Wire elimina a conexão mecânica entre o volante e as rodas
Direção por software
O Steer-By-Wire também representa um marco em termos de flexibilidade para montadoras. Como não há necessidade de sistemas mecânicos diferentes para cada modelo, a personalização do comportamento de direção passa a ser feita por software, com ganhos em agilidade de desenvolvimento, economia de escala e tempo de montagem. Além disso, volantes com design inovador, inclusive dobráveis e com ângulo reduzido, tornam-se viáveis com a tecnologia.
Segundo a ZF, essa solução reduz ruídos, aumenta a segurança passiva e permite maior liberdade no layout do interior, inclusive em plataformas adaptáveis para volante à direita ou à esquerda. A ausência do eixo de direção também favorece o design de interiores mais espaçosos e modernos.
Foco na segurança e automação
Outro diferencial da ZF é o conceito patenteado Twin Worm, presente na Unidade de Feedback de Torque do sistema. Utilizando dois motores elétricos independentes, o módulo garante precisão extrema na simulação da resistência do volante e elimina folgas mecânicas, um dos fatores mais críticos no conforto ao dirigir. O sistema é compatível com os mais altos padrões de segurança funcional (ASIL-D), o que o torna apto para funções autônomas de nível 4 e superiores.
A ZF também aplicou o Steer-By-Wire em conjunto com o eixo EasyTurn, que permite ângulo de esterço de até 80 graus nas rodas dianteiras. A combinação torna o raio de giro de um carro médio inferior a 7 metros — ideal para veículos urbanos, vans e até sedãs grandes com direção traseira ativa.
Sistema EasyTurn permite ângulo de esterço de até 80 graus nas rodas dianteiras
Aplicações no presente e no futuro
A tecnologia estreou comercialmente no sedã elétrico chinês NIO ET9, e agora será adotada pela Mercedes-Benz em um modelo europeu de produção em série a partir de 2026. A ZF acrescenta que já garantiu diversos contratos para o fornecimento global da tecnologia
Além de melhorar a dirigibilidade, a direção Steer-By-Wire abre caminho para o avanço da automação veicular, permitindo sistemas como a Direção Automatizada de Emergência (AES) e recursos avançados de assistência à condução que vão além do que os sistemas mecânicos tradicionais conseguem oferecer.