Fuga das marcas tradicionais: BYD e GWM conquistam donos de Jeep e VW
Estudo revela que marcas como Jeep, Volkswagen, Chevrolet e Toyota lideram trocas por modelos eletrificados das marcas chinesas
César Tizo - julho 18, 2025
A Jeep é, pelo segundo semestre consecutivo, a marca que mais perde clientes para as montadoras chinesas BYD e GWM no mercado brasileiro. A constatação é do estudo Megadealer de Performance de Veículos Usados (PVU), produzido em parceria com a plataforma Auto Avaliar e referente ao mês de junho de 2025. O levantamento mapeia as marcas mais frequentemente entregues na troca por modelos eletrificados das marcas asiáticas — que vêm ampliando sua participação no país.
No caso da GWM, 19,8% dos veículos dados como entrada para a compra de modelos da marca chinesa no segundo trimestre eram da Jeep. Já a Volkswagen ficou em segundo lugar, com 9,6%, seguida da Toyota com 9,5%. No trimestre anterior, a Jeep já liderava entre os modelos usados como troca por um GWM, com 17,8% do total, à frente da Toyota (10,6%) e da Volkswagen (9,1%).
Entre os modelos da BYD, a Volkswagen passou à frente e se tornou a marca mais trocada no segundo trimestre, com 11%, ultrapassando Chevrolet (10,9%) e Hyundai (10,4%). No trimestre anterior, a fabricante sul-coreana liderava com 11,3%, seguida de perto por Chevrolet (11,2%) e Jeep (11,1%).
“Comparando com dados de meados de 2024, as mudanças são sutis. Jeep, Volkswagen, Chevrolet e Toyota já figuravam entre as mais usadas como moeda de troca. A novidade é a entrada da Hyundai no lugar da Honda”, explica Fábio Braga, Country Manager da MegaDealer. Segundo ele, o destaque contínuo da Jeep no topo da lista chama atenção e se repete desde 2023.
Mercado de usados: vendas recuam, mas valor médio sobe
O estudo também revela que o volume de vendas de veículos usados em junho recuou 5,8% em relação a maio. Foram 1.061.000 unidades comercializadas no último mês, ante 1.126.000 em maio, segundo dados da Fenabrave.
Apesar da queda, o tíquete médio das vendas subiu de R$ 88.030 para R$ 88.232, o maior patamar registrado em 2025 até agora. A margem bruta se manteve praticamente estável, passando de 10,9% para 10,8%, com 37 dias de giro de estoque.
De acordo com Braga, esse aumento no valor médio pode ser explicado por consumidores buscando modelos mais completos ou levemente mais novos. “Acreditamos que o impacto da redução do IPI comece a aparecer nas próximas medições”, diz o executivo.
A Auto Avaliar também detectou um leve recuo nas movimentações da sua plataforma: o número de avaliações caiu de 239.118 em maio para 226.331 em junho, enquanto as captações passaram de 44.657 para 39.352.
Entre os veículos com maior margem bruta no mês, o campeão foi o Fiat Argo, com 11,2%, valor médio de R$ 70 mil e giro de 31 dias. Em seguida aparecem o Toyota Yaris Hatch (11%, R$ 88 mil) e o Toyota Corolla Cross (9,8%, R$ 149 mil), ambos também com giro inferior a um mês.
A amostra do estudo contempla 2.988 concessionárias de 23 marcas, conectadas à plataforma Auto Avaliar, que atua em sete países e movimenta US$ 1,4 bilhão em vendas anuais.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok