Hyundai Creta Platinum ou Peugeot 2008 GT: qual é o melhor SUV compacto mais equipado?
Leitor prioriza itens como comportamento dinâmico e acabamento e ficou em dúvida entre os dois SUVs compactos
César Tizo - julho 22, 2025
Olá! Tenho dúvidas entre dois SUVs (Hyundai Creta Platinum e Peugeot 2008 GT). Qual desses dois tem o melhor comportamento dinâmico? Melhor acabamento interno? Os dois têm teto panorâmico, freio de estacionamento eletrônico (o Creta com auto hold). Me chamou atenção também o Renault Kardian. Minhas preferências são por uma suspensão mais confortável e uma dose de agilidade. Não abro mão de freio eletrônico, pelo menos, e um pacote mínimo de ADAS – pergunta enviada por Flávio
Flávio, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Sua dúvida é muito interessante e nos convida a mergulhar a fundo nas características desses SUVs para descobrirmos qual deles melhor atende às preferências que você listou para seu próximo automóvel.
Levando em conta os valores de tabela, o Hyundai Creta Platinum, uma das configurações mais completas com o motor 1.0 TGDI (120 cv/17,5 kgfm), parte de R$ 182.890. Ele já traz o teto solar panorâmico, o serviço de carro conectado Hyundai Bluelink, além de painel e central multimídia com duas telas de 10,25″, somado ao pacote SmartSense de assistências à condução. Mesmo assim, cabe a ressalva: a necessidade de conexão física (via cabo) para espelhamento de smartphones é um ponto que a Hyundai já deveria ter resolvido.
Já o Peugeot 2008 GT, versão térmica topo de linha, entrega até 130 cv e 20,39 kgfm. Seu preço de tabela é de R$ 173.990, mas a marca o oferece em seu site comercial por R$ 160.990 em promoção. Isso aprimora o custo-benefício do modelo, que também oferece uma lista de equipamentos de série tão completo quanto a do rival da Hyundai.
Em acabamento interno, é inegável que poucos (ou talvez nenhum) SUV compacto nacional ou produzido na região supere o Peugeot 2008 GT. A marca francesa foi além na escolha dos materiais e no cuidado estético do interior, oferecendo um design envolvente para o painel, console e demais partes da cabine. A proposta do i-Cockpit 3D, aliada ao volante menor, reforça a vocação do modelo em entregar uma proposta mais arrojada e diferenciada.
Peugeot 2008
Por outro lado, o Peugeot fica devendo em pontos importantes. A nota de apenas uma estrela na avaliação do Latin NCAP para o SUV fabricado na Argentina é um alerta que não pode ser ignorado, principalmente quando falamos de um modelo com projeto recente, como é o caso.
Outro aspecto a observar é o espaço interno. O 2008 não chega a ser apertado, mas quem viaja com frequência no banco traseiro pode sentir certa limitação, especialmente na área livre para as pernas — ponto onde o Creta se destaca com folga.
O Hyundai tem um projeto convencional, mas muito bem resolvido. Cinco ocupantes se acomodam com mais conforto, e o porta-malas de 422 litros do Creta supera com folga os 374 litros de capacidade oferecidos pelo Peugeot (levando em conta o padrão VDA nos dois modelos).
No quesito suspensão, ambos trazem soluções típicas da categoria — McPherson na dianteira e eixo de torção entre as rodas traseiras. Contudo, por conta de sua carroceria mais baixa, o Peugeot 2008 tem um estilo de condução mais ágil e esportivo. Ele transmite muito mais a sensação de se estar ao volante de uma station wagon do que de um SUV tradicional, algo intencional por parte da marca.
Já o Creta é mais neutro e confortável, ideal para quem busca suavidade ao rodar e um comportamento previsível no dia a dia. Um SUV compacto no melhor sentido do termo, pensado para agradar um público mais amplo.
Quando falamos em desempenho, o 2008 GT se sai melhor não só por conta dos números mais favoráveis de potência e torque, mas também graças ao bom casamento do motor 1.0 turbo com a transmissão CVT. Ele também vence no consumo, com parciais de 12 km/l na cidade e 14,1 km/l na estrada com gasolina, enquanto o Creta Platinum percorre 12 e 12,7 km/l, respectivamente, segundo o padrão do Inmetro.
Em resumo, Flávio, podemos dizer que o Peugeot 2008 GT é mais envolvente na condução e superior no acabamento interno, além de ser mais econômico e ágil. Porém, o Hyundai Creta Platinum entrega um conjunto mais equilibrado, com espaço interno superior, boa reputação no mercado, pós-venda consolidado e a importante garantia de cinco anos, algo que o favorece na hora da revenda e no controle da desvalorização.
Portanto, com essas informações em mãos, o ideal é que você agende test-drives nos dois modelos. Só assim será possível você sentir na prática qual deles melhor traduz suas preferências por conforto, tecnologia e eficiência.
Ótimo texto. Mas e se compararmos os dois seminovos? Ambos 2025 estão valendo cá de 150 mil na tabela FIPE. O fato do 2008 não ter auto hold, não ter ACC e a persiana ser manual faz com que o Creta seja, automaticamente, melhor no quesito custo-benefício?
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Ótimo texto. Mas e se compararmos os dois seminovos? Ambos 2025 estão valendo cá de 150 mil na tabela FIPE. O fato do 2008 não ter auto hold, não ter ACC e a persiana ser manual faz com que o Creta seja, automaticamente, melhor no quesito custo-benefício?