Honda CB 650R 2026 estreia no Brasil com embreagem eletrônica E-Clutch e visual renovado
Tecnologia E-Clutch dispensa o uso da alavanca da embreagem para trocas de marcha; modelo preserva o estilo Neo Sports Café
César Tizo - julho 25, 2025
A Honda apresentou oficialmente nesta sexta-feira (25) a nova CB 650R E-Clutch 2026, marcando um passo importante na evolução das motocicletas de média cilindrada no Brasil. Mantendo o consagrado motor de 4 cilindros em linha e o estilo Neo Sports Café, o modelo estreia no país com uma grande inovação: a embreagem eletrônica E-Clutch, que permite trocas de marcha sem o uso da manete, aumentando o conforto e a esportividade na pilotagem.
O novo sistema eletrônico elimina a necessidade de acionar a embreagem ao avançar ou reduzir marchas, e até mesmo para arrancar ou parar — uma função útil tanto no uso urbano quanto em condução esportiva. Ainda assim, a alavanca tradicional foi mantida e pode ser usada a qualquer momento, dando ao piloto controle total. Segundo a Honda, a tecnologia é resultado da combinação de experiências com os sistemas Quickshifter e DCT (Dual Clutch Transmission).
Honda CB 650R E-Clutch
Além da inovação técnica, o modelo passou por uma leve repaginação visual, mantendo a identidade Neo Sports Café com visual mais refinado e musculoso. O farol redondo em LED ganhou novo desenho, enquanto a traseira foi redesenhada com nova lanterna e banco mais integrado. Outro destaque é o novo painel TFT colorido de 5 polegadas, que oferece diferentes modos de exibição e excelente visibilidade mesmo sob luz solar intensa.
No coração da CB 650R segue o tradicional motor DOHC de 4 cilindros em linha, com 649 cm³, capaz de entregar 86,7 cv a 12.000 rpm e 5,8 kgfm a 9.500 rpm. O modelo é equipado com câmbio de seis marchas e embreagem assistida/deslizante, além do controle de tração HSTC, que pode ser desligado pelo piloto. O ronco do escape “quatro-em-um” continua sendo um dos atrativos do modelo.
Acima o novo painel com display TFT de 5″
A parte ciclística também permanece de alto nível, com suspensão dianteira Showa SFF-BP invertida de 41 mm, balança de alumínio fundido e conjunto de freios com pinças dianteiras de quatro pistões e discos flutuantes de 310 mm, além de rodas de 17 polegadas calçadas com pneus 120/70 na frente e 180/55 atrás.
Com estreia nacional marcada para a segunda quinzena de agosto, a Honda CB 650R E-Clutch 2026 estará disponível em três cores: Cinza Fosco, Azul Perolizado e Vermelho Perolizado. O preço público sugerido é de R$ 58.270 (base São Paulo, sem frete e seguro). O modelo tem garantia de 3 anos sem limite de quilometragem, com assistência 24h da Honda Assistance válida em seis países da América do Sul.
Combinando tradição, inovação e uma pilotagem mais acessível, a nova CB 650R E-Clutch é um exemplo de como a Honda continua a investir em tecnologia para todos os tipos de motociclistas — dos iniciantes aos mais experientes.