GWM ativa fábrica em SP e vai investir em inovação no Brasil
Unidade no interior paulista marca início da produção nacional de SUVs e picapes e vai abrigar centro de pesquisa e desenvolvimento
César Tizo - agosto 16, 2025
A GWM Brasil inaugurou oficialmente, na última sexta-feira (15), sua fábrica em Iracemápolis, no interior de São Paulo, a primeira unidade produtiva da marca nas Américas e no Hemisfério Sul, e a terceira fora da China com base completa de produção – as outras estão na Rússia e na Tailândia. O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin e de outras autoridades federais e estaduais.
Pela GWM, participaram executivos de alto escalão, incluindo Mu Feng, CEO global, e Parker Shi, presidente da GWM International. Durante a cerimônia, Lula participou da montagem do primeiro veículo no País – um Haval H6 GT branco – e aplicou o adesivo de “fabricado no Brasil”.
Presidente Lula ao lado do primeiro modelo montado pela GWM no Brasil: um Haval H6 GT branco
Primeiros modelos nacionais
A fábrica inicia as operações montando três modelos: o SUV híbrido Haval H6 em suas diferentes opções mecânicas ou de carroceria já à venda (HEV2, PHEV19, PHEV34 e GT), além da picape média Poer P30 e do SUV sete lugares Haval H9, ambos com motorização turbodiesel. Com área total de 1,2 milhão de m² e capacidade para 50 mil veículos por ano, a planta abriga linhas de soldagem, pintura robotizada, montagem e um sistema logístico integrado.
Atualmente, a unidade emprega 600 pessoas e deve chegar a 1.000 funcionários até o fim de 2025, podendo ultrapassar 2.000 postos de trabalho diretos com o início das exportações para a América Latina.
Centro de pesquisa e desenvolvimento
A GWM também anunciou a criação de seu primeiro Centro de Pesquisa e Desenvolvimento na América do Sul, que será construído ao lado da fábrica e terá 4.000 m² de área construída. O local abrigará mais de 60 engenheiros e técnicos, com foco em tecnologia flex, adaptação de modelos globais ao mercado brasileiro e desenvolvimento de sistemas híbridos e elétricos.
Parcerias com universidades e institutos de pesquisa nacionais serão parte da estratégia para fomentar a inovação e formar profissionais especializados.
Fábrica em Iracemápolis (SP) poderá criar mais de 2 mil empregos na medida em que as operações se consolidarem
Investimento bilionário
O plano de investimento no Brasil totaliza R$ 10 bilhões em dez anos – R$ 4 bilhões até 2026 e mais R$ 6 bilhões entre 2027 e 2032. A produção seguirá o sistema “part by part”, com conteúdo nacional já no primeiro ano, e contará com fornecedores como Basf, Bosch, Continental, Dupont e Goodyear.
A operação já está inscrita no programa federal Mover, que concede incentivos a empresas que investem em produção local assim como pesquisa e desenvolvimento. A GWM Brasil salienta que tem mais de 110 empresas cadastradas interessadas em fornecer componentes, das quais 18 já são fornecedores que estão participando da produção e desenvolvimento dos primeiros veículos.
Produção seguirá o sistema “part by part” já com conteúdo nacional
Tecnologias e certificação inédita
No evento, a GWM apresentou ainda seu primeiro caminhão a hidrogênio, um protótipo de barco movido a hidrogênio para a COP30 e a moto SOUO S2000 GL, que tem como particularidade seu motor 8 cilindros. A fábrica também se destacou por receber a certificação ISO 9001:2015 antes mesmo do início oficial da produção, um feito inédito entre montadoras no Brasil.
Segundo Mu Feng, “o Brasil é estratégico para a GWM, que quer expandir sua presença na América Latina com produtos pensados para o consumidor local e com tecnologia de ponta”, finalizou o CEO da fabricante.
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