BYD mira 50% de nacionalização de peças até 2027 e seleciona fornecedores
Montadora já homologou primeiras empresas e promete incentivos fiscais na Bahia para fortalecer a cadeia produtiva local e gerar empregos
César Tizo - agosto 19, 2025
A BYD anunciou nesta terça-feira (19) que pretende alcançar mais de 50% de nacionalização de partes e peças até 2027. A estratégia foi apresentada em um webinar com associados da Abipeças e do Sindipeças, quando a marca lançou a campanha “BYD que conhecer você”, voltada à seleção de fornecedores brasileiros para a fábrica instalada em Camaçari (BA).
O encontro virtual reuniu quase 300 representantes de empresas nacionais e contou com a presença de Cláudio Sahad (presidente da Abipeças e do Sindipeças), Tyler Li (presidente da BYD Brasil) e Alexandre Baldy (vice-presidente sênior e head comercial e de marketing da BYD Auto Brasil).
Compromisso com fornecedores nacionais
“A BYD sempre teve em seu planejamento a fabricação completa dos carros no Brasil e é natural a busca por fornecedores de peças tanto na Bahia como em outros estados. O evento de hoje só reforça nosso compromisso em buscar parceiros nacionais. A BYD é do Brasil e nossa cadeia será formada por brasileiros”, afirmou Alexandre Baldy.
Para Cláudio Sahad, do Sindipeças e da Abipeças, “toda empresa que quiser produzir no Brasil, utilizando a cadeia de fornecedores locais, será muito bem-vinda e terá nosso total apoio”.
A lista inicial apresentada às entidades já contempla centenas de demandas diretas e indiretas, incluindo componentes como para-choques, pneus e baterias. A relação completa será divulgada em breve às associadas.
Unidades do Dolphin Mini na fábrica da BYD na Bahia
Rede em expansão
Atualmente responsável por 8 em cada 10 carros elétricos e 3 em cada 10 híbridos vendidos no Brasil, a BYD acelera também sua presença comercial. Já são quase 190 concessionárias em operação, e a meta é ultrapassar 200 unidades nas próximas semanas.
No campo industrial, a montadora já iniciou a qualificação de empresas brasileiras para fornecimento de peças, entre elas a Continental Pneus, vizinha da fábrica em Camaçari, sendo a primeira oficialmente homologada.
Incentivos fiscais na Bahia
Além da seleção de fornecedores, a BYD anunciou um pacote de incentivos fiscais no estado da Bahia, com o objetivo de estimular a cadeia produtiva local. A empresa também se colocou à disposição para facilitar contatos entre fornecedores e o governo estadual, em busca de aprimorar as políticas tributárias.
Segundo a companhia, as medidas fazem parte de um plano mais amplo para criar um ecossistema industrial robusto, fomentar a economia baiana e ampliar a geração de empregos.