“S10 da Hyundai”: picape média pode nascer de parceria com GM
Profissional ilustra uma eventual rival de Toyota Hilux e Ford Ranger, que pode surgir da parceria global entre Hyundai e GM
César Tizo - agosto 20, 2025
A possibilidade de a Hyundai finalmente ingressar no segmento de picapes médias voltou a ganhar força após o avanço da parceria global com a General Motors para o desenvolvimento de cinco novos produtos em conjunto. Embora nenhuma das marcas tenha detalhado quais veículos farão parte desse pacote, os bastidores do setor dão como plausível a criação de uma picape média para a fabricante sul-coreana — um dos segmentos mais relevantes do mercado brasileiro.
Para alimentar ainda mais as especulações, o designer Kleber Silva imaginou essa eventual “S10 da Hyundai”, que, se sair do papel, deverá compartilhar plataforma, motores e até tecnologias embarcadas com a próxima geração da picape média nacional da GM, repetindo uma estratégia já vista em outras alianças da indústria automotiva.
É inegável que, considerando a fama de robustez e durabilidade que a Hyundai conquistou para seus carros no Brasil, uma picape média com a chancela da marca teria condições de incomodar as atuais líderes de vendas do segmento, como Toyota Hilux, Ford Ranger e a própria Chevrolet S10.
Ilustração de Kleber Silva para eventual picape média da Hyundai baseada na próxima geração da Chevrolet S10
Vale destacar ainda que, entre os cinco futuros produtos derivados da parceria Hyundai-GM, está previsto o desenvolvimento de uma “picape compacta”, segundo comunicado oficial da fabricante sul-coreana. Tudo indica que esse modelo será pensado para rivalizar com a Fiat Toro e demais opções da categoria com estrutura monobloco.
Em alguns mercados, como o norte-americano, a Hyundai já atua nesse nicho com a Santa Cruz, picape intermediária que vez ou outra é cogitada para o Brasil. Entretanto, os custos de importação tornariam seu preço pouco competitivo por aqui. Não custa lembrar também que, em 2016, a divisão brasileira da Hyundai exibiu no Salão do Automóvel de São Paulo o protótipo Creta STC (Sport Truck Concept), sinalizando o interesse de, em algum momento, contar com uma representante na categoria hoje liderada pela Toro.
Por enquanto, a Hyundai não confirma planos concretos de lançar uma picape média, mas o movimento faria sentido dentro do cenário atual. O segmento segue em expansão no mercado brasileiro e oferece margens de lucro mais elevadas do que SUVs compactos e hatches, o que poderia reforçar a presença — e os resultados operacionais — da marca no país. Vamos acompanhar.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok