Stellantis testa sistema que agiliza recarga de elétricos em 15%
Tecnologia integra bateria, inversor e carregador em uma única arquitetura, prometendo maior eficiência e menor peso
César Tizo - setembro 19, 2025
A Stellantis, em parceria com a Saft (subsidiária da TotalEnergies), apresentou um interessante protótipo que pode impulsionar a indústria de veículos elétricos. Chamado IBIS (Integrated Battery Inverter System), o projeto representa um salto tecnológico ao integrar diretamente as funções de inversor e carregador à própria bateria, prometendo maior eficiência, desempenho superior e redução significativa de custos.
O primeiro veículo elétrico totalmente funcional equipado com a tecnologia IBIS é baseado no novo Peugeot E-3008, construído sobre a plataforma STLA Medium. Com testes em vias públicas já em andamento, este marco representa um avanço decisivo no desenvolvimento de sistemas de armazenamento e conversão de energia mais eficientes e sustentáveis.
Powertrain elétrico
O sistema IBIS revoluciona completamente o conceito tradicional de powertrain elétrico ao eliminar componentes separados de inversor e carregador, integrando essas funções diretamente na bateria. Esta arquitetura inovadora é compatível com corrente alternada (AC) e corrente contínua (DC), permitindo carregamento direto na rede elétrica, enquanto simultaneamente alimenta o sistema de 12 V do veículo e seus componentes auxiliares.
O protótipo é resultado de anos de trabalho em design, modelagem e simulação realizados pela Stellantis e Saft, com apoio da E2-CAD, Sherpa Engineering e principais instituições francesas de pesquisa, incluindo CNRS, Université Paris-Saclay e Institut Lafayette. Desde meados de 2022, um demonstrador inicial do IBIS para aplicações fixas de energia já validava conceitos técnicos essenciais e gerava diversas patentes.
Tecnologia IBIS elimina componentes separados de inversor e carregador, integrando essas funções diretamente na bateria
Benefícios da tecnologia
Os primeiros testes do sistema IBIS revelaram ganhos impressionantes em múltiplas frentes:
Eficiência e desempenho: O sistema oferece até 10% de ganho em eficiência energética no ciclo WLTC e impressionantes 15% de aumento de potência, saltando de 150 kW para 172 kW, mantendo o mesmo tamanho de bateria.
Otimização de peso e espaço: A integração resulta em redução de aproximadamente 40 kg no peso do veículo e libera até 17 litros de volume interno, favorecendo a aerodinâmica e oferecendo maior flexibilidade no design automotivo.
Carregamento acelerado: Os testes iniciais indicam redução de 15% no tempo de recarga. Por exemplo, o que levava 7 horas em um carregador AC de 7 kW agora pode ser completado em 6 horas, além de proporcionar economia de 10% no consumo de energia.
Manutenção simplificada: O sistema facilita significativamente o serviço técnico e amplia o potencial de reutilização de baterias em segunda vida, tanto em veículos quanto em aplicações estacionárias, reduzindo a necessidade de recondicionamento complexo.
“Este projeto reflete nossa convicção de que simplificar é sinônimo de inovar“, declarou Ned Curic, Chief Engineering and Technology Officer da Stellantis. “Ao repensar e simplificar a arquitetura do sistema de powertrain elétrico, estamos tornando-o mais leve, eficiente e acessível. São inovações como essa que nos permitem oferecer veículos elétricos melhores e mais acessíveis aos nossos clientes.“
Hervé Amossé, EVP Energy Storage Systems da Saft, complementou: “O projeto IBIS é uma forte demonstração da liderança da Saft em inovação. Ao integrar a tecnologia IBIS em nossas aplicações de próxima geração, estamos inaugurando uma nova era de soluções energéticas inteligentes, flexíveis e sustentáveis.”
Aplicações futuras
A Fase 2 do projeto teve início em junho de 2025, com apoio contínuo do governo francês através do programa France 2030. O foco atual concentra-se nos testes em condições reais de condução, que podem abrir caminho para a integração da tecnologia IBIS nos veículos produzidos pela Stellantis até o final da década.
Potencial da arquitetura
O potencial da arquitetura IBIS se estende muito além do setor automotivo. A tecnologia mostra aplicabilidade em ferrovias, setor aeroespacial, marítimo e data centers, reforçando o compromisso da Stellantis e Saft com uma eletrificação sustentável e escalável em múltiplas indústrias.
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