Novo Peugeot 208 será apenas elétrico e estreia em 2026 na Europa
Terceira geração do hatch será 100% elétrica na Europa e marcará a estreia da moderna plataforma STLA Small; confira detalhes
César Tizo - outubro 15, 2025
O Peugeot 208 está prestes a passar por sua transformação mais radical desde o lançamento. A terceira geração do hatch compacto, prevista para 2026 na Europa, será vendida exclusivamente com propulsão elétrica e trará inovações significativas, incluindo um volante retangular e sistema de direção eletrônica (tecnologia steer-by-wire) inéditos na Stellantis.
O novo modelo será o primeiro a utilizar a plataforma STLA Small, arquitetura que substituirá a atual CMP/e-CMP e servirá de base para todos os carros de maior volume do grupo Stellantis, em especial do segmento A (compactos). A escolha do 208 para estrear a tecnologia reflete sua importância estratégica: apenas no primeiro semestre de 2025, o modelo registrou 109.146 vendas na Europa, ficando atrás apenas do Renault Clio e do Dacia Sandero.
Aqui no Brasil, entretanto, o hatch segue com uma participação de mercado discreta. No acumulado do ano até setembro, o Peugeot 208 foi a escolha de 6.693 consumidores, volume bem distante dos 58.775 emplacamentos do Hyundai HB20 ou das 74.011 unidades comercializadas do Fiat Argo, por exemplo.
Peugeot e-208 GTi 2026 apresentado recentemente na Europa
Autonomia ampliada e maior potência
A nova plataforma STLA Small comporta baterias de 37 kWh a 82 kWh. O 208 deve receber um pacote no extremo superior dessa escala, possivelmente com 82 kWh – o mesmo do conceito Vauxhall Corsa GSE Vision Gran Turismo, que antecipa o irmão gêmeo do Peugeot. Isso representaria um salto significativo em relação aos atuais 52 kWh da bateria aplicada no 208 elétrico atual, que entrega 431 km de autonomia na Europa.
Embora a potência estimada para o novo 208 seja similar aos atuais 156 cv, a plataforma permite configurações muito mais potentes. O conceito Corsa GSE, por exemplo, utiliza dois motores, cada um com nada menos do que 475 cv, abrindo caminho para uma possível versão GTi de alto desempenho para o Peugeot.
Conceito Opel Corsa GSE Vision Gran Turismo: estudo antecipa base mecânica do próximo Peugeot 208
Interior futurista com conceito Hypersquare
A grande novidade estará no habitáculo. O próximo 208 adotará a evolução do i-Cockpit da Peugeot, substituindo o volante tradicional de pequenas dimensões pelo que a marca chama de Hypersquare – um comando de direção retangular apresentado no conceito Inception de 2023. Conectado a um sistema steer-by-wire, ele promete maior agilidade e uma assinatura de condução mais distintiva.
A cabine também receberá a tela panorâmica curva de 21″ observada no 3008 mais recente, com botões de atalho personalizáveis. Segundo a ex-presidente da Peugeot, Linda Jackson, o sistema é “tecnicamente superior” e a direção eletrônica “reforça algo fundamental para a Peugeot: o prazer de dirigir“. Além disso, a nova configuração libera espaço interno de forma surpreendente.
Dianteira do Peugeot 308 mais recente: referência para a atualização do 208
Design e lançamento
O visual do novo 2008 será antecipado pelo conceito Polygon em novembro, com foco em dinâmica e estabilidade. A produção deve seguir a nova linguagem de design da marca, já vista nos 308, 3008 e 5008, especialmente na dianteira. As dimensões devem crescer ligeiramente: o conceito Corsa GSE é 130 mm mais longo e 105 mm mais largo que o modelo atual.
Estratégia comercial
Apesar do foco na eletrificação, o atual 208 com motor a combustão deve continuar em linha por mais tempo, devido à imprevisibilidade da demanda por automóveis puramente elétricos. Por isso, o novo hatch deve manter a nomenclatura e-208.
“Estamos comprometidos com os veículos elétricos, mas também com uma oferta multi-energia. Nossa estratégia é deixar a escolha da energia para o cliente“, explicou Alain Favey, CEO da Peugeot, em entrevista para a Autocar.
A produção do novo 208 está prevista para ter início no fim de 2026 na fábrica da Stellantis em Zaragoza, na Espanha, com preço inicial estimado em torno de 30 mil libras. O Vauxhall Corsa da nova geração chegará logo em seguida, no início de 2027, seguido pela evolução completa do 2008.
No Brasil, onde o Peugeot 208 atual chega importado da Argentina, ainda não há perspectiva sobre a chegada da nova geração. De qualquer forma, vamos acompanhar de perto!
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok