Honda HR-V EXL ou Eclipse Cross Rush: o que levar em conta na escolha?
Leitora está em dúvida entre os dois modelos e pediu nossa análise para ajudar na decisão de compra; confira
César Tizo - outubro 22, 2025
Estou em dúvida entre comprar o Mitsubishi Eclipse Cross ou o Honda HR-V EXL, ambos modelos 2025/2026. Qual é o melhor? – pergunta enviada por Tânia
Tânia, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Considerando que você selecionou o Honda HR-V na versão EXL, atualmente tabelada em R$ 170.900, por um valor equivalente, no caso R$ 169.990, é possível estacionar na garagem de casa o Mitsubishi Eclipse Cross em sua configuração de entrada Rush.
Diante desse cenário, o HR-V EXL tem como ponto de destaque o fato de oferecer o pacote de assistência à condução Honda Sensing, que engloba, entre outros recursos, o alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, o farol alto automático, o controle de velocidade de cruzeiro adaptativo e a assistência de permanência em faixa. O Eclipse Cross, por sua vez, é penalizado por não oferecer nenhum item equivalente na opção Rush considerada aqui.
Apesar do porte de sua carroceria o posicionar como um SUV compacto, o Honda se sobressai em relação a muitos concorrentes diretos pela elogiável arquitetura interna, que lhe confere uma cabine tão espaçosa quanto a do Mitsubishi, por exemplo, que já atua no segmento de SUVs médios. O prático sistema de rebatimento do banco traseiro oferecido pelo HR-V também lhe conta pontos quando pensamos na versatilidade dos dois modelos.
Ao menos o Eclipse Cross Rush, que é montado em Catalão (GO), deixa a linha de produção com os recursos essenciais de conectividade e segurança, com destaque para os 7 airbags (6 no Honda), além da central multimídia, que passou a contar com tela de 10,25″ a partir da linha 2026, um aprimoramento necessário para o Mitsubishi. O SUV médio é equipado ainda com ar-condicionado automático digital, rodas de liga leve aro 18″, câmera de ré, freio a disco nas quatro rodas e revestimento interno de tecido, enquanto o Honda oferece bancos e outros elementos da cabine em couro. É possível optar pelo Mitsubishi com o revestimento interno mais sofisticado como opcional.
Mas é quando analisamos a estrutura técnica dos dois SUVs que começamos a notar algumas particularidades do Eclipse Cross Rush que o favorecem, a começar pelo conjunto de suspensão.
Até por conta de sua categoria superior, o Mitsubishi contempla suspensão independente nas quatro rodas com layout traseiro multibraço, enquanto no Honda temos a suspensão traseira por eixo de torção, um arranjo indiscutivelmente mais simples.
Outro ponto que deve ser levado em conta, em especial a depender do seu estilo de condução, é a presença da motorização turbo no Mitsubishi. Com isso, ele alcança 165 cv e 25,5 kgfm, enquanto o 1.5 flex aspirado, também com injeção direta, presente no Honda entrega 126 cv e 15,8 kgfm.
Estamos falando, portanto, de uma diferença significativa nos números de potência e torque, o que resulta em um comportamento ao volante bem diferente entre os dois modelos.
Enquanto o HR-V aspirado prioriza a economia de combustível, o Eclipse Cross Rush, graças à força máxima disponível em baixas rotações, uma característica de motores sobrealimentados, tem acelerações e retomadas mais rápidas. Logo, é algo que você precisa ponderar sobre os tipos de respostas que espera encontrar em um automóvel na hora de dirigir.
Por ser menor e mais leve, o Honda HR-V consome bem menos, com médias oficiais de 12,5 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada com gasolina contra 10,3 e 11,3 km/l, respectivamente, do Eclipse Cross Rush, números que também precisam ser levados em conta na hora de sua tomada de decisão.
Apenas como referência, o HR-V EXL registra 1.303 kg de massa em ordem de marcha, o que resulta em uma relação peso/potência de 10,3 kg/cv e peso/torque de 82,5 kg/kgfm. O Mitsubishi, por sua vez, aponta 1.570 kg na balança, portanto relações peso/potência de 9,5 kg/cv e peso/torque de 61,5 kg/kgfm. Aqui vale notar como a força superior do motor 1.5 turbo do Mitsubishi faz diferença.
Seguindo uma particularidade da escola japonesa, os dois modelos apostam em transmissões automáticas do tipo CVT, sendo que a caixa do Mitsubishi dispõe de até 8 marchas pré-definidas para trocas sequenciais, enquanto o câmbio do Honda contempla 7 relações.
Em resumo, Tânia, é necessário que você reflita sobre as principais características que espera encontrar em seu próximo automóvel. Se eficiência e segurança aparecem no topo da sua lista, o Honda HR-V EXL é a escolha certa. Caso você não abra mão de um bom desempenho, além de uma dinâmica de condução mais envolvente, o Mitsubishi Eclipse Cross Rush oferece o conjunto indicado. Realizando esse exercício e um bom test-drive na dupla, certamente você conseguirá determinar o melhor SUV para você.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok