Optar por versões intermediárias do Fiat Fastback ou partir para o Pulse Abarth?
Leitor está em dúvida entre os primos na gama Fiat e pediu nossa análise para definir qual modelo escolher
César Tizo - outubro 22, 2025
Bom dia. Quero comprar um Fiat Fastback, porém estou em dúvida entre o Limited Edition, o Pulse Abarth e o Impetus T200 Hybrid. Pode me ajudar? – pergunta enviada por Antônio
Antônio, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Se eu compreendi corretamente, você está avaliando entre as versões Limited Edition ou Impetus T200 Hybrid do Fiat Fastback, ou cogitando partir para o Fiat Pulse Abarth, que se posiciona atualmente como a configuração topo de linha e esportiva do crossover.
Na gama Fastback, encontramos a opção eletrificada Impetus T200 Hybrid custando R$ 167.990, enquanto o Fastback Limited Edition é tabelado em R$ 171.990. O Pulse Abarth, por sua vez, tem preço sugerido de R$ 157.990.
Como o Pulse e o Fastback compartilham a mesma plataforma e diversas características técnicas — inclusive o espaço interno —, vale ponderar se o amplo porta-malas do Fastback (516 litros no padrão VDA) representa um diferencial relevante para o uso que você faz costumeiramente do carro.
Tanto o Fastback Limited Edition quanto o Pulse Abarth utilizam o motor 1.3 turbo flex com injeção direta, mas o crossover traz uma calibração mais esportiva, alcançando 185 cv com etanol e 27,5 kgfm de torque. O Pulse Abarth também se diferencia pelos acertos específicos de suspensão, freios e direção, o que torna sua condução mais envolvente — algo esperado de um modelo com foco no desempenho.
Nos números, o Fastback Limited Edition acelera de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos, registrando médias oficiais de consumo na casa de 11,3 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada quando abastecido com gasolina. Já o Pulse Abarth cumpre a mesma prova em 7,6 segundos, sendo que seu consumo é mais elevado, com parciais de 10,5 km/l no ciclo urbano e 12,2 km/l em rodovias, também com gasolina.
O Fastback Impetus T200 Hybrid, por sua vez, adota o motor 1.0 turbo flex com o apoio do sistema micro-híbrido de 12 V. Com isso, ele acelera de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos e sua média urbana é favorecida pela tecnologia de propulsão, alcançando 12,6 km/l, enquanto, na estrada, a parcial de acordo com o padrão do Inmetro é de 13,9 km/l. Nos dois ambientes de uso foi considerado o abastecimento com gasolina.
Qual escolher?
Antônio, para chegar à melhor decisão, vale levar em conta alguns fatores que vão além do que os próprios carros entregam.
Um ponto importante é verificar, com um despachante de confiança ou diretamente na concessionária, possíveis incentivos estaduais para veículos eletrificados em seu local de residência. Em alguns estados, mesmo modelos com tecnologia micro-híbrida, como o Fastback T200 Hybrid, podem receber benefícios tributários, como descontos no IPVA. Se isso se aplicar, o Fastback eletrificado pode ganhar vantagem ao reduzir o custo de propriedade do carro, o que é sempre bem-vindo.
Caso nenhum incentivo se aplique ao local de registro do veículo, o Fastback Limited Edition desponta como a opção mais equilibrada. Ele entrega desempenho intermediário — e já muito bom — entre o Fastback híbrido e o Pulse Abarth, com consumo mais contido em relação ao crossover.
Além disso, oferece um bom pacote de equipamentos, com destaque para o alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, farol alto automático, rodas de liga leve aro 18″, além de sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, entre outros itens.
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