Primeiro SUV da Ram chega em 2028 e pode reviver nome Ramcharger
Marca até então focada apenas em picapes vai expandir a atuação para o segmento de utilitários esportivos de grande porte
César Tizo - outubro 31, 2025
A marca Ram terá em breve o primeiro SUV de sua história, previsto para entrar em produção em 2028 nos Estados Unidos. O utilitário será de grande porte e poderá reviver o nome Ramcharger, usado pela marca nos anos 1980. O modelo terá versões a combustão e híbrida com extensor de autonomia, tecnologia que combina motor elétrico e gerador a gasolina.
O anúncio foi feito pelo CEO da Stellantis, Antonio Filosa, durante a conferência de resultados do terceiro trimestre de 2025. O executivo confirmou que o projeto faz parte de um investimento de US$ 13 bilhões para impulsionar o crescimento das marcas do grupo nos Estados Unidos, especialmente Jeep, Dodge e Ram.
“Estamos estruturando um portfólio muito mais completo, com retorno aos segmentos de picapes médias e SUVs de grande porte até 2028”, afirmou Filosa.
O novo SUV será produzido na planta de Warren, em Michigan, e deve compartilhar componentes com o Jeep Grand Wagoneer, incluindo estrutura de chassi e opções mecânicas. A proposta é oferecer uma alternativa mais robusta e voltada ao uso familiar, mantendo o DNA de força e luxo que caracteriza a marca.
Jeep Grand Wagoneer 2026: modelo pode ser a base para o primeiro SUV grande da Ram
A expansão da Ram também inclui dois novos modelos esportivos da divisão SRT (Street & Racing Technology). Um deles será o sucessor da picape TRX, que deve manter o motor 6.2V8 supercharged, com potência acima de 720 cv, para enfrentar a Ford F-150 Raptor R.
O segundo SRT ainda é mantido em sigilo, mas deve seguir uma linha mais acessível, com possibilidades de ser uma versão esportiva da Ram 1500 RHO ou uma picape de rua inspirada no conceito Dude, que será apresentado no SEMA Show nos Estados Unidos.
Embora o novo SUV da Ram tenha produção voltada inicialmente ao mercado norte-americano, sua chegada pode abrir caminho para futuros produtos da marca no Brasil, especialmente em um contexto em que SUVs grandes e híbridos ganham espaço.
A Ram já demonstrou interesse em ampliar sua linha localmente, onde hoje oferece as picapes 1500, 2500, 3500 e Rampage, esta última fabricada em Goiana (PE).
O novo utilitário reforça o movimento global da Stellantis em diversificar o portfólio da Ram e reposicioná-la não apenas como marca de picapes, mas como um fabricante de veículos premium e de alta performance.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok