Marcelo Cavalcante | Toyota interrompe produção e mercado sente o baque
Em meio a crédito restrito e estoques desajustados, paralisação da montadora japonesa reduz o fôlego do mercado
César Tizo - novembro 1, 2025
Consultor Marcelo Cavalcante de Lima reporta algumas considerações sobre o comportamento do mercado automotivo brasileiro antes do fechamento de outubro
Na véspera do fechamento de outubro, o setor de automóveis e comerciais leves apresenta vendas estáveis em relação ao mês anterior e pequeno recuo em comparação ao mesmo período de 2024.
Foram vendidas até o dia 30 de outubro 231.109 unidades. Na comparação com o fechamento de setembro, que teve 22 dias úteis, as vendas registram leve queda de 0,11%. Já em relação à véspera do fechamento de outubro de 2024, o setor recua 0,26%.
O resultado final de outubro deve superar as vendas de setembro entre 6,5% e 7,7%, parcialmente justificado por um dia útil a mais. A média diária de vendas, no entanto, deve permanecer estável em relação ao mês anterior.
Concessionários relatam dificuldades nas aprovações de crédito, estoques desajustados em relação à demanda e queda no fluxo de negócios, especialmente na segunda quinzena do mês.
O Sr. André Scinocca, operador do Grupo Dahruj (marcas BYD e Nissan), informou que o grupo deve atingir 110% da meta da BYD e 90% da meta da Nissan.
O Sr. Helder Galvão de Castro, gestor Hyundai do Grupo Andreta, relatou que as lojas registraram vendas estáveis em relação a setembro.
O Sr. Mateus Fernandes, gerente comercial de Multicanais Carbank VW, destacou que o mercado de seminovos e novos esteve mais otimista em outubro, o que representa um bom sinal para novembro.
O Sr. Alexandre Prado, gerente comercial da concessionária Zeekr em Curitiba, reportou crescimento nas vendas nas últimas semanas.
Em um mercado ainda em processo de recuperação, qualquer evento negativo impacta o resultado geral do mês. A paralisação na produção da Toyotadeve contribuir de forma negativapara o fechamento de outubro e do trimestre. No geral, o desempenho do mês está dentro do esperado, em um cenário de juros altos e restrições nas linhas de crédito.
No ranking de marcas, a Fiat segue líder na véspera do fechamento, seguida por Volkswagen e Hyundai.
No ranking de modelos, a liderança é da Fiat Strada, seguida pelo Fiat Argo e pelo Volkswagen Tera, que completa o trio.
O último dia de faturamento promete fortes emoções, especialmente pelos emplacamentos de vendas diretas para locadoras. Agora, é aguardar o fechamento oficial para novas análises.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok