Brasileira Lecar mostra protótipo Tático, SUV híbrido com tração 4×4 e autonomia para 1.000 km
Conceito exibido no Salão do Automóvel antecipa terceiro modelo da empresa, um utilitário médio-grande com apelo robusto
César Tizo - novembro 20, 2025
A Lecar, montadora 100% brasileira especializada em veículos híbridos flex, revelou no Salão do Automóvel de São Paulo o conceito Tático, projetado para atuar no segmento de utilitários robustos. Desenvolvido para uso misto — combinando aplicação urbana e aptidão para trilhas — o modelo nasce com arquitetura nacional e será oferecido em versões 4×2 e 4×4, posicionando-se acima dos SUVs compactos e alinhando-se ao porte dos utilitários médios e médio-grandes.
Lecar Tático
Assim como os demais produtos da marca, o Tático utiliza o conjunto propulsor do tipo híbrido em série (também conhecido como EREV ou Range Extender). Nessa arquitetura, no caso dos carros da Lecar, o motor térmico flex atua exclusivamente para alimentar um gerador fornecido pela brasileira WEG, que por sua vez abastece a bateria principal do sistema. O propulsor elétrico HEPU Power é o único responsável pela tração do veículo. Em outros modelos da Lecar, o motor elétrico alcança 165 cv e os veículos contam com autonomia estimada em 1.000 km com apenas 30 litros de etanol, dispensando recarga externa e prometendo eficiência elevada em diferentes cenários de uso.
“O Tático reúne todas as características tradicionais de um verdadeiro jipão — postura elevada, construção robusta, vocação para terrenos irregulares e um visual mais quadrado e imponente, que remete a utilitários clássicos. A diferença é que trazemos tudo isso em uma proposta com um conjunto híbrido flex e tração totalmente elétrica, que reduz consumo, diminui custos de manutenção e entrega eficiência real ao usuário”, afirma Flavio Figueiredo Assis, CEO e fundador da Lecar.
Lecar Tático
O conceito também prioriza robustez estrutural. A marca destaca chassi e carroceria projetados para resistência, suspensão reforçada, ângulos adequados para uso fora de estrada e componentes dimensionados para enfrentar condições severas de rodagem. Por dentro, o Tático traz uma cabine ampla e funcional, segundo a Lecar, alinhada ao perfil de uso múltiplo esperado pelo público do segmento.
A Lecar reforça ainda a integração com fornecedores nacionais, como WEG e Horse, responsáveis por soluções essenciais do sistema híbrido. Segundo o CEO, essa estratégia contribui para fortalecer o desenvolvimento local e reduzir dependências externas. “Desenvolvemos o conceito Tático para o consumidor que precisa de um SUV de uso misto, com alma de jipão, mas alinhado às demandas atuais: mais eficiência energética, menos emissões e menor complexidade mecânica”, detalha Assis.
Lecar Tático
Fábrica
Durante sua coletiva de imprensa, a Lecar confirmou que está em tratativas com uma das maiores fabricantes automotivas da China para firmar um acordo de transferência tecnológica. A negociação envolve cooperação em engenharia, acesso a plataformas globais de eletrificação e potencial atração de novos investimentos para fortalecer a operação nacional.
A empresa atualizou ainda o cronograma de implantação de sua fábrica em Sooretama (ES). Segundo a Lecar, o processo de homologação da planta está na fase final, mas exigências técnicas e legais previstas nessa etapa levaram à revisão do planejamento inicial. As obras devem começar no primeiro trimestre de 2026, enquanto a produção dos primeiros modelos em série está prevista para o segundo semestre de 2027. A marca destaca que o ajuste reforça o compromisso com a conformidade regulatória e a construção de uma operação industrial sólida e sustentável.
Lecar Tático
O complexo industrial ocupará 90 mil m² de área construída em um terreno de 420 mil m², dos quais 330 mil m² serão preservados como área verde. A capacidade produtiva poderá chegar a 120 mil veículos por ano, com estimativa de geração de 1.300 empregos diretos e indiretos. A fábrica deverá operar com energia solar, sistemas de reuso de água e certificações internacionais de sustentabilidade e eficiência energética.