Novo Mercedes-Benz GLB será conhecido em dezembro e ganha primeiras projeções
SUV de sete lugares terá nova geração revelada em 8 de dezembro, com base na plataforma MMA e opções híbridas e elétricas
César Tizo - novembro 26, 2025
O Mercedes-Benz GLB está prestes a inaugurar sua segunda geração, e as primeiras projeções do modelo começam a ganhar forma baseadas em protótipos flagrados recentemente com camuflagem parcial.
A estreia mundial está marcada para o dia 8 de dezembro e marca uma mudança profunda no SUV de sete lugares, posicionado entre o GLA e o GLC. Também oferecido no Brasil, o GLB parte atualmente de R$ 369.990 equipado com motor 2.0 turbo e tração integral.
Apresentado originalmente em 2019 e atualizado em 2023, o GLB prepara agora uma transformação completa. Apesar de manter proporções semelhantes às do modelo atual, o novo desenho adota uma linguagem visual mais contemporânea.
Projeção do site Kolesa para a segunda geração do Mercedes-Benz GLB – Imagem: Nikita Chuyko
As projeções apostam em faróis em LED unidos por uma faixa luminosa e com assinatura luminosa destacando a tradicional estrela de três pontas símbolo da marca. A grade dianteira ficará mais baixa, enquanto as portas passam a contar com maçanetas embutidas e o formato dos vidros laterais ficará mais moderno, com colunas C ocultas.
A traseira é a região do SUV onde o salto visual parece maior: as lanternas horizontais dão lugar a blocos verticais, ligados por uma peça decorativa com filete de LED. A placa migra para o para-choque, reforçando o aspecto mais limpo do conjunto.
A nova geração do GLB será construída sobre a plataforma MMA (Mercedes-Benz Modular Architecture), a mesma do futuro CLA. Isso garante a adoção de conjuntos totalmente elétricos: a configuração de entrada deve alcançar 272 cv, enquanto a variante com dois motores e tração integral poderá chegar a 354 cv.
Projeção do site Kolesa para a segunda geração do Mercedes-Benz GLB – Imagem: Nikita Chuyko
Ainda assim, a Mercedes manterá versões com motor a combustão, iniciando pelo 1.5 turbo de quatro cilindros com sistema micro-híbrido e associado ao já conhecido câmbio de dupla embreagem com 8 marchas. A potência deverá ficar entre 156 cv e 184 cv.
A tendência global de eletrificação da plataforma MMA sugere que o novo GLB poderá aprofundar a oferta de versões híbridas. Além disso, o visual atualizado e o conjunto tecnológico renovado podem reposicionar o GLB no segmento de SUVs premium com sete lugares, tipo de veículo que ganha força no mercado brasileiro.
A revelação oficial no início de dezembro trará as primeiras informações técnicas oficiais e poderá indicar quando a nova geração chega ao Brasil. Vamos acompanhar de perto!