Trocar o Ford Ka Sedan 2019 por um SUV 0 km: Yaris Cross ou Basalt?
Leitora ficou em dúvida entre os dois SUVs compactos novatos e pediu nossa ajuda para definir a compra; confira análise
César Tizo - dezembro 5, 2025
Penso em trocar meu Ford Ka Sedan 2019 automático. Estou em dúvida entre o Citroën Basalt automático e o Toyota Yaris Cross automático. Qual vale mais a pena? – pergunta enviada por Gisella
Gisella, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Ao compararmos o Citroën Basalt e o Toyota Yaris Cross, estamos diante de dois SUVs compactos com propostas distintas — o que torna fundamental avaliar quais atributos você considera prioritários para seu próximo automóvel.
No caso do Citroën Basalt, que pode custar até R$ 126.990 na versão topo de linha Dark Edition, mas pode ser adquirido por R$ 116.990 em condição promocional, o foco é claramente o custo-benefício. Para alcançar esse posicionamento, o modelo sacrifica pontos como o acabamento interno e até mesmo alguns recursos de segurança, o que merece atenção. Um exemplo claro é o fato de o Basalt oferecer apenas 4 airbags, quando o recomendável seria ao menos 6.
Entre seus aspectos positivos, o Citroën entrega boa habitabilidade interna, um porta-malas generoso de 490 litros e um conjunto mecânico eficiente em suas versões automáticas. O motor 1.0 turbo com injeção direta (130 cv/20 kgfm) confere ao SUV desempenho convincente aliado a consumo competitivo.
Citroën Basalt Dark Edition
Toyota Yaris Cross
O Toyota Yaris Cross, por sua vez, demonstra maior preocupação com a segurança dos ocupantes. Embora ainda não tenha sido avaliado pelo Latin NCAP, o modelo oferece 6 airbags e conta com o pacote Toyota Safety Sense em todas as versões, reunindo tecnologias como alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, entre outros. Tudo isso ajuda a explicar o preço inicial de R$ 161.390 da novidade na versão XRE.
No interior, o Yaris Cross poderia entregar um pouco mais de espaço para as pernas dos ocupantes do banco traseiro. O porta-malas, com 400 litros nas versões não eletrificadas, não é algo que surpreende, ficando apenas dentro da média do segmento.
Ainda não avaliamos dinamicamente o Yaris Cross, mas, com base em outros modelos da Toyota que já foram equipados com o motor 1.5 flex, é possível inferir que suas acelerações e retomadas não devem ser tão ágeis quanto as de concorrentes com motorização 1.0 turbo. Em compensação, o conjunto aspirado — agora com até 122 cv e 15,3 kgfm graças à injeção direta — privilegia baixo consumo, alta durabilidade e manutenção acessível.
A Toyota também preparou um pacote de pós-venda competitivo para o modelo, com destaque para a garantia que pode chegar a 10 anos mediante cumprimento do plano de revisões, o qual tem custo fixo de R$ 549 para cada uma das seis primeiras inspeções, um valor muito bem definido.
Por tudo isso, Gisella, considero que o Toyota Yaris Cross representa uma escolha mais equilibrada e coerente a longo prazo.
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