Tiggo 5x Sport tem consumo elevado, mas solução está a caminho
Leitor é dono do SUV na versão Sport, porém critica o consumo elevado do modelo; veja uma alternativa que ele deve considerar
César Tizo - dezembro 9, 2025
O CAOA Chery Tiggo 5x Sport continua com o mesmo motor com alto consumo? Tenho um e estava pensando em trocá-lo pelo novo, mas não gosto nada do consumo. Há opção melhor? – pergunta enviada por Rômulo
Rômulo, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
De fato, quando o comparamos a outros SUVs compactos, o CAOA Chery Tiggo 5x Sport apresenta médias de consumo mais elevadas, mesmo frente a competidores diretos com motores de deslocamento semelhante.
Apenas como exemplo, o Tiggo 5x Sport registra médias oficiais no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular de 10 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada com gasolina, enquanto o Honda HR-V nas versões Advance ou Touring percorre 11,5 e 12,9 km/l, respectivamente. Estamos falando de dois SUVs compactos com motores 1.5 turbo e câmbio CVT, sendo que a única diferença significativa é que o propulsor do Honda utiliza injeção direta, enquanto, no Tiggo 5x, o sistema é do tipo multiponto convencional.
Como já destacamos em outra análise, o futuro Tiggo 5x HEV trará uma mecânica muito mais sofisticada, especialmente quando comparada até mesmo ao atual Tiggo 5x Pro Hybrid, que utiliza apenas o sistema micro-híbrido, capaz de entregar ganhos discretos na redução do consumo.
CAOA Chery Tiggo 5x 2027
O novo Tiggo 5x HEV será um híbrido pleno, nos moldes do Toyota Yaris Cross em suas versões mais caras, contando com uma assistência elétrica de maior capacidade. Isso reduz a demanda sobre o motor a combustão e proporciona uma queda consistente no consumo.
Na China, onde essa tecnologia já é aplicada, o modelo equivalente ao Tiggo 5x HEV utiliza motor 1.5 aspirado de ciclo Atkinson — com eficiência térmica de até 40% — em conjunto com a transmissão híbrida dedicada DHT150 de 3 marchas. O sistema inclui dois motores elétricos e pode operar como híbrido em série ou paralelo. A potência combinada alcança interessantes 201 cv, enquanto o torque total chega a 31,6 kgfm, números que apontam para um ótimo desempenho.
Ainda na potência asiática, o SUV eletrificado utiliza uma bateria de 1,83 kWh para o sistema híbrido e alcança médias de consumo na casa de 18,5 km/l com gasolina, o que representa uma melhora considerável em relação ao Tiggo 5x hoje vendido no Brasil.
É claro que o futuro Tiggo 5x híbrido pleno, que será montado em Anápolis (GO), terá um preço superior ao da versão de entrada Sport, atualmente tabelada em R$ 129.990. Contudo, considerando a economia de combustível mais significativa que a nova opção deve proporcionar, especialmente para quem percorre longas distâncias, o investimento adicional pode ser amortizado com facilidade.
Portanto, vale a pena aguardar até o terceiro trimestre do ano que vem para conhecermos as especificações definitivas do Tiggo 5x híbrido pleno já com as evoluções previstas para a linha 2027 do SUV.