Qual SUV híbrido plug-in é uma boa opção para PcD hoje?
Leitor deseja trocar seu atual Nissan Kicks e pediu nossa análise para encontrar um modelo com propulsão eletrificada
César Tizo - dezembro 15, 2025
Tenho um Nissan Kicks SV 2019, adquirido com desconto PcD. Para o próximo carro, busco um SUV de porte pequeno a médio, também com desconto PcD, motorização híbrida — de preferência plug-in (PHEV), que permita recarga externa e regeneração em uso —, com pelo menos o mesmo pacote de recursos e assistentes do Nissan Kait topo de linha, além de ar-condicionado digital de duas zonas – pergunta enviada por Renato
Renato, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
O recém-lançado Nissan Kait oferece, na versão topo de linha Exclusive, um bom conjunto de recursos avançados de segurança ativa, como alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, monitoramento de pontos cegos e sistema de câmeras 360º, itens que hoje servem como boa referência no segmento.
No cenário atual de SUVs com motorização híbrida plug-in que possam se enquadrar nas regras de venda com isenção para o público PcD, a única opção disponível no momento é o BYD Song Pro 2026.
Nessa modalidade de venda direta, o SUV médio tem um preço bastante competitivo na versão GL, que passa de R$ 189.990 para R$ 147.990 para consumidores PcD, representando uma redução expressiva de R$ 42.000. Essa configuração foi escolhida pela BYD para atender o canal de vendas diretas, motivo pelo qual ela recebe a bonificação mais agressiva.
Aqui, porém, surge o principal ponto de atenção: o conteúdo de itens de série do Song Pro GL não inclui assistentes de condução mais sofisticados, como aqueles presentes no Kait topo de linha.
Ainda assim, a versão de entrada do BYD Song Pro já traz um pacote interessante, com seis airbags, chave presencial, acabamento interno premium, bancos dianteiros com ajustes elétricos, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmeras 360º, central multimídia com tela de 12,8″, ar-condicionado digital de duas zonas, entre outros equipamentos.
BYD Song Pro 2026
É somente na versão GS, hoje tabelada em R$ 199.990 para o público em geral, que o Song Pro passa a oferecer o chamado “ADAS Pacote 2”, agregando recursos como monitoramento de pontos cegos, alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência e assistente de permanência em faixa, apenas para elencar os principais. Existe a possibilidade de adquirir o Song Pro GS na modalidade PcD, porém, nesse caso, o valor final tende a ser menos competitivo do que o observado na versão GL. Por isso, é fundamental verificar todas as condições diretamente na concessionária de sua preferência.
Vale destacar que, mesmo na configuração GL, o Song Pro já entrega exatamente a mecânica híbrida plug-in que você procura, aliada a um conjunto geral bastante sólido. Chamam atenção a cabine ampla e confortável, o porta-malas de 520 litros e soluções técnicas como a suspensão traseira independente do tipo multibraço — combinação rara em SUVs compactos ou médios convencionais.
A bateria de 12,9 kWh do Song Pro GL garante autonomia de até 39 km em modo totalmente elétrico, segundo o padrão do Inmetro, além de potência combinada de 223 cv e aceleração de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos, números que confirmam um desempenho mais do que adequado. Já o Song Pro GS justifica o preço maior com potência ampliada para 235 cv, aceleração ligeiramente melhor (0 a 100 km/h em 7,9 segundos) e autonomia elétrica para 62 km, graças à bateria de maior capacidade (18,3 kWh).
Em resumo, Renato, o BYD Song Pro é hoje o modelo que mais se aproxima do conjunto de características que você busca para seu próximo automóvel para PcD. Apenas vale ter em mente que a linha 2027 do SUV, prevista para estrear ao longo do próximo ano, deve trazer evoluções pontuais no design e a aguardada adoção do motor térmico 1.5 flex.
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