BYD prepara “Dolphin G” híbrido plug-in com foco no mercado europeu
Configuração inédita será a primeira concebido integralmente para atender demandas de consumidores na Europa
César Tizo - dezembro 17, 2025
A BYD está desenvolvendo um hatchback híbrido plug-in inédito para a Europa, marcando uma mudança relevante em sua estratégia global de produto. Batizado de “Dolphin G”, o modelo será o primeiro da marca projetado prioritariamente para atender às demandas do mercado europeu, em vez de ser uma adaptação de um veículo já vendido na China. A informação foi confirmada pela vice-presidente da BYD, Stella Li, em entrevista à publicação britânica Autocar.
Posicionado no segmento de hatches compactos, o Dolphin G deverá competir diretamente com modelos consolidados como Renault Clio e Toyota Yaris. Ele atuará como complemento ao Dolphin totalmente elétrico já comercializado na Europa, mirando consumidores que buscam eletrificação, mas ainda valorizam a flexibilidade do conjunto híbrido recarregável.
Detalhe do BYD Dolphin com o facelift mais recente introduzido na China
Embora o lançamento oficial ainda esteja a alguns meses de distância, as informações iniciais indicam que o Dolphin G compartilhará a base tecnológica já utilizada no Atto 2 DM-i. Trata-se da configuração híbrida plug-in do modelo conhecido aqui no Brasil como Yuan Pro, onde chega importado apenas com motorização elétrica.
O conjunto mecânico do futuro Dolphin G, portanto, deverá combinar o motor 1.5 a combustão com um motor elétrico montado na dianteira, permitindo que o sistema opere tanto como um híbrido em série como um híbrido em paralelo. No Atto 2 DM-i, esse sistema entrega potência combinada de 193 kW (262 cv) e autonomia em modo elétrico próxima de 90 km. Para o Dolphin G, no entanto, os números podem sofrer alterações.
BYD Atto 2, conhecido no Brasil como Yuan Pro, pode antecipar a mecânica híbrida plug-in do futuro Dolphin G
As dimensões do futuro hatch eletrificado da BYD giram em torno de 4 metros de comprimento e cerca de 1,8 metro de largura, condizente com o segmento de compactos na Europa.
Segundo Stella Li, a decisão de desenvolver um hatch híbrido plug-in específico para a Europa reflete a baixa demanda por esse tipo de veículo no mercado chinês. “Um automóvel como esse não teria relevância comercial na China, mas atende claramente às necessidades do consumidor europeu”, afirmou a executiva, reforçando que o projeto foi orientado desde o início por requisitos regionais.
A produção do Dolphin G deverá ocorrer na futura fábrica da BYD na Hungria, cuja operação está prevista para começar no próximo ano. Inicialmente, a planta fabricará os modelos Dolphin Surf (conhecido aqui no Brasil como Dolphin Mini) e Atto 2 (Yuan Pro em nosso país, como já citado). O inédito hatch híbrido entraria em produção na sequência na planta europeia. A estratégia repete o movimento adotado com o Atto 2 DM-i, lançado primeiro na Europa antes de chegar ao mercado chinês.
No Brasil, o projeto do Dolphin G deve ser acompanhado com atenção, uma vez que um hatch híbrido plug-in, sobretudo com propulsão flex, faria total sentido para o nosso mercado, assim como um eventual Yuan Pro com a mesma mecânica do Atto 2 DM-i oferecido na Europa. Vamos acompanhar!
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